quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Canibalismo marcou a morte do boxe


Quando Mike Tyson mordeu a orelha de Evander Holyfield o boxe teve sua morte simbólica

Mike Tyson e Evander Holyfield tinham um respeito mútuo durante os anos como amadores, pois poucos aceitavam enfrentar o primeiro numa sessão de treinos sem salário e o lutador evangélico aceitou, mesmo com a diferença de peso, para testar suas habilidades e provar sua superioridade. Então surgiu uma amizade gerada pela admiração entre rivais.

No profissionalismo sua primeira luta foi em 1996 a qual Holyfield venceu por nocaute técnico no 11º assalto. A equipe de Tyson alegou que o oponente fez uso excessivo de cabeçadas e relutaram em aceitar a perca do cinturão do “homem mais temido do mundo”.

No ano seguinte deu-se a segunda batalha entre os dois rivais que gerou uma receita de US$ 100 milhões dos quais 30 foram para Tyson e 35 para Holyfield, mas o espetáculo que o público tanto esperava foi interrompido por um dos atos mais polêmicos dos esportes: Mike Tyson mordeu a orelha de Evander Holyfield no 3º round.

Tyson pagou uma multa de US$ 3 milhões teve sua licença de boxear caçada, porém a mesma foi devolvida. Assim como a queda do Muro de Berlim simbolizou o fim das ideologias o canibalismo de Tyson simbolizou o fim do boxe como um dos esportes mais populares entre os homens.

Foto do pôster da luta