sábado, 22 de setembro de 2007

Maior palco do boxe é aposentado


O ringue do Madison Square Garden em Nova York é doado ao museu do boxe após 82 anos de uso

O tablado do MSG foi aposentado após mais de 8 décadas de uso e apenas o sino que anuncia o início e término dos combates continuará sendo utilizado. O quadrilátero agora integra o Hall da Fama do Boxe que possuí nomes como Éder Jofre, Carlos Monzon, Sugar Ray Robinson e outros grandes gladiadores.

Dois membros deste seleto grupo protagonizaram aquela que foi batizada no período como “A luta do Século” em 1971. Em um córner Muhammad Ali retornando de seu exílio da nobre arte e no outro Joe Frazier defendendo seu cinturão. Era uma luta de campeão contra campeão, já que o primeiro não havia perdido sua coroa no ringue e sim por determinações das comissões esportivas por não aceitar participar da guerra do Vietnã.

A peleja foi vencida por Frazier com uma queda no décimo quinto tempo e foi a primeira da melhor de três lutas entra ambos atletas. As duas últimas foram vencidas pelo “Maior de Todos”.

Apesar do ringue ser considerado “pequeno” para os padrões de hoje todo lutador inclusive os medíocres sonhavam em disputar uma contenda ali, mesmo com o crescimento de arenas localizadas em Las Vegas e Atlantic City. Em seu lugar será montado um de medidas maiores com 6 metros por 6 metros para cada lado ao invés de 5,56m para cada lado. A inclusão do palco maior do boxe ao seu museu mostra o respeito, a história e o legado deste que é considerado o mais viril dos esportes.

Na Foto Frazier consegue um knockdown contra Ali no 15º round