sábado, 13 de outubro de 2007

Holyfield superado por decisão unânime dos árbitros


Sultan Ibragimov reteve seu cinturão em combate contra ídolo americano

Evander Holyfield perdeu na noite deste sábado sua disputa pelo cinturão dos pesos-pesados versão WBO por decisão unânime dos árbitros para Sultan Ibragimov em Moscou, Rússia.

Os árbitros deram 118-110, 117-111 e 117-111. O estadunidense fez o russo sangrar, mas para os julgadores não foi de forma intencional. Agora Holyfield tem um cartel de 42 vitórias e 9 derrotas.

Com esse resultado acabam as esperanças de ter novamente um ícone do esporte detendo um cinturão de pesados para aumentar a popularidade do pugilismo como muitos fãs esperavam.

A carência na divisão dos peso-pesados

A divisão dos pesados sempre foi a mais notória do esporte nomes como George Foreman e Larry Holmes são mais lembrados que Marvin Hagler e Julio Cesar Chavez, porém a ESPN elegeu Sugar Ray Robinson, um peso-médio, como o maior pugilista de todos, até mesmo melhor que Muhammad Ali que ficou em segundo.

Na lista dos dez melhores boxeadores atuais da Ring Magazine nenhum é peso-pesado. É como se no automobilismo a Fórmula – 1 estivesse monótona.

O mundo precisa de um verdadeiro peso-pesado, pode ser um herói como foram Louis e Marciano, um anti-herói como foi Tyson ou até mesmo um vilão, mas que pelo menos leve o público aos ginásios.

O cinturão dos pesados já simbolizou que o seu dono era o homem mais poderoso do planeta, tanto que fora dos períodos de guerra era mais famoso que presidentes. Hoje os campeões não passam de nomes desconhecidos ao grande público.

Se a mordida canibal de Iron Mike simbolizou a morte do boxe como afirmei em um artigo anterior. A derrota de Holyfield para Ibragimov simboliza o aparelho de respiração sendo desligado de um corpo que vegeta na U.T.I.

Foto: Sultan Ibragimov