terça-feira, 2 de outubro de 2007

O valor da idade


Faltam 6 anos para o patriarca dos Gracies chegar aos 100 e mostrar que luta também é qualidade de vida

Sempre que dizem que lutar encurta bons anos da vida ou que os praticantes envelhecem abobalhadas, peço que as pessoas pesquisem sobre Hélio Gracie. O maior mestre do jiu-jitsu com seu exemplo de vivência mostra que mesmo após passar por treinamentos e competições de vale-tudo continua vivo, ativo e esperto.

Outro fator que apresenta à sociedade com sua idade de 94 anos (completados dia 1º) é que não devemos esquecer dos idosos, pois com eles podemos aprender para não repetir seus erros e sim seus acertos e se possível aprimorá-los.

Cada ruga de um mestre ancião é marca cada uma dos seus inúmeros combates, seja na zona de batalha ou na vida que por si só é uma guerra. Envelhecer nesse jogo de bater e tomar é ser sábio e não só forte, é ser inteligente e não só ágil.

Agradeço à todos os grandes nomes do jiu-jitsu como Mestre Hélio Gracie e Mestre Osvaldo Carnivale, do boxe como professor Balthazar, da luta como Roberto Leitão e de outras artes marciais que nós ensinam não só com golpes, mas com palavras também.