segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Educando o lutador mirim


As crianças encontram valores morais em tatames e ringues

“A educação tem como objetivo a formação do caráter”. O filósofo britânico Herbert Spencer (1820 – 1903) das escolas evolucionistas e positivistas fez essa frase que é aplicável às crianças e pais que buscam nas artes marciais um complemento para a formação.

Mas de acordo com o jornalista estadunidense Heywood Broun (1888 – 1939) “o esporte não construí o caráter, apenas o revela”. Em casos é possível ver campeões que agem de má fé dentro do ringue, como Mike Tyson ao morder a orelha de Evander Holyfield em 1997 ou o uso de esteróides anabólicos que resultam em tantos casos de doping expostos na mídia atualmente.

Acredito que tanto o filósofo como o jornalista estão certos, pois realmente já vi casos de dependente químicos e ex-criminosos tomarem rumos melhores assim como já vi falta de honra nesse meio.

Essa função cabe aos pais, professores, senseis, técnicos e todos aqueles que os jovens procuram como mentores. O Brasil e o mundo precisa de exemplos e isso é o que está em falta no campo esportivo que no passado fora tão rico.

Desejo nesse natal uma vida melhor para as crianças e futuros representantes do nosso país.

Foto: Carlos Balboa e Jaílton Souza (campeão brasileiro de boxe meio-médio-ligeiro pela FNBPB)