quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Larry Holmes entra para o Hall da Fama


Um dos mais preteridos campeões da nobre arte entra pro Hall da Fama

O ex-campeão Larry Holmes que teve seu reinado nos peso-pesados durante sete anos (1978-1985) entrou para o Hall da Fama do Boxe no dia 11 de dezembro, na mesma seleta galeria estão Rocky Graziano, Éder Jofre, Fighting Harada e Jack Dempsey.

Apesar do cartel de 69 vitórias sendo 44 por nocaute e apenas 6 derrotas o estadunidense foi muito subestimado pelos críticos esportivos durante sua carreira e até mesmo após ela. O fato se deve a suas vitórias sobre lutadores inexpressivos que apagaram as performances contra boxeadores do calibre de Leon Spinks.

Holmes derrotou Gerry Cooney em uma das mais polêmicas pelejas de boxe da década de 80. O evento foi promovido em cima da raça de ambos lutadores fazendo os torcedores o verem como negros contra brancos. Don King esteve envolvido na promoção do combate que foi a mais marcante atuação de Cooney.

O embate mais emocionante em sua carreira foi contra seu amigo Muhammad Ali que voltou a boxear para tentar ser tetra-campeão. Holmes que já tinha sido seu sparring no passado dominou sem problemas a luta contra um Ali que já apresentava para os médicos sintomas do Mal de Parkinson. Angelo Dundee treinador do “Maior de Todos”, impediu seu lutador de subir ao ringue após o 10º round.

Assim como Holmes mostrou a Ali que seu primor chegou ao fim, Mike Tyson fez o mesmo com ele. Em 1988 saiu da aposentadoria aos 38 anos para enfrentar “O Homem Mais Temido do Mundo” e foi nocauteado no quarto assalto. Em 1992 foi superado por Evander Holyfield.

Lutou até os 52 anos e sua última apresentação foi uma vitória sobre Eric Esch, o Butterbean.

Juntamente com Holmes foram indicados o ex-pugilista Eddie Perkins, os promotores Mogens Palle e Frank Warren e os jornalistas Dave Anderson e Joe Koizumi do Japão.


Foto: Divulgação