sábado, 15 de dezembro de 2007

O Efeito Ryan

Após o crime cometido por Ryan Gracie o jiu-jitsu e o vale-tudo sofrem com má imagem novamente

A tentativa e o roubo de moto e automóvel cometidos pelo lutador Ryan Gracie, na tarde de ontem em São Paulo denigrem a imagem dos lutadores de jiu-jitsu e vale-tudo.

A classe tenta mostrar o seu valor, mas são episódios como este, as brigas de pitboys, a violência contra leigos, os maus donos de pitbulls e as rivalidades entre as altas cúpulas de dirigentes do esporte que afastam o jiu-jitsu de ser uma modalidade olímpica e o vale-tudo da televisão aberta.

A cobertura da mídia

A cobertura da Globo mostrou imagens de arquivo do lutador em cima do ringue ou se preparando para entrar e não dele em treinamento se esforçando para superar um obstáculo, só faltou cenas de suas rixas com Macaco e outros desafetos. Porém este é o trabalho da emissora que também entrevistou seu pai Robson Gracie que condena as atitudes do filho.

Os sites especializados em lutas falham, pois quando ocorrem casos como esse omitem a informação. Em vários encontros com jornalistas desse meio já ouvi “prefiro não divulgar, pois isso queima a imagem do esporte”. Independente de “queimar” ou não, é errado omitir informações do cidadão.

Fonte: Uol