segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

SBT traz telecatch de volta a televisão brasileira


A emissora do Homem-do-baú terá as atrações Raw e Smackdown em sua grade a partir de dezembro

O telecatch já foi um dos maiores fenômenos midiaticos no Brasil, as lutas de Ted Boy Marino, Fantomas, Aquiles e Verdugo atraiam tanta atenção quanto as novelas de Beto Rockefeller, Odorico Paraguaçu, Tonho da Lua e Roque Santeiro.

Com o passar dos anos e a queda na qualidade dos lutadores-atores o programa foi perdendo a popularidade e sua versão nacional teve seus últimos suspiros com o Gigantes do Ringue de Michel Serdan na rede CNT Gazeta no fim dos anos 90.

No início da mesma década, homens extremamente musculosos subiam nos ringues no show Supercatch que apresentava na tela da extinta Manchete os lutadores do Raw daquele período. Os principais eram Razor Ramon, “Heartbreak Kid” Shawn Michaels, The Undertaker, Doink The Clown e Bret Hart. Destes nomes apenas Michaels e Undertaker continuam na liga.

De acordo com o livro Box de Ernani Nogueira a atração se originou na luta olímpica que entretinha o público que com o crescimento do boxe no gosto popular precisava de cada vez mais visibilidade e o passou a se chamar Pro-Wrestling. O amauter wrestling é o praticado em olimpíadas nos estilos greco-romana, livre e feminino e principalmente sem coreografias.

Formato e horário

A volta do pro-wrestling pode ser um suicídio pra emissora paulista, pois nos E.U.A as atrações possuem episódios inéditos que só são interrompidos na época de festas de fim de ano. No Brasil além do atraso haverá a dublagem dos lutadores.

O programa que visa homens na faixa dos 18 à 34 anos ficaria melhor numa tevê a cabo, mesmo porque contém um forte conteúdo de referências sexuais como mulheres que se beijam e lutam em uma competição na qual o objetivo é deixar a adversária de roupas intimas. Outro ponto baixo é Shawn Michaels que juntamente com Triple H formou o grupo D-Generation X, quando ambos querem provocar os oponentes gesticulam apontando para suas virilhas e dizem “Suck It” (chupa em tradução livre).

Raw e Smackdown também têm wrestlers aqui chamados de superstars que acertam mulheres com cadeiradas. O programa sem cortes não é próprio para o horário de 20h30min do sábado e domingo.

Para introduzir os shows aos brasileiros a organização americana WWE (World Wrestling Entertainment) envia na próxima semana Batista, Great Khali e Melina.

Clipes dos programas

Smackdown



Raw



Foto: Batista/WWE Divulgação