quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Wanderlei Silva X Chuck Liddell


A luta mais esperada do ano

Para encerrar 2007, o Ultimate Fighting Championship colocará no dia 29 dois dos maiores gladiadores na sua jaula, Wanderlei Silva e Chuck Liddell. Não se trata de uma disputa de cinturões, mas sim do próprio orgulho. Assim como Muhammad Ali e Joe Frazier lutaram em 1975 na sua terceira disputa pela qual estava em jogo algo maior que a coroa dos peso-pesados.

No passado os dois já demonstraram vontade de se enfrentar numa luta de campeão contra campeão, o Cachorro Louco representando o Pride e o Homem de Gelo defendendo o UFC. Tudo ficou nas provocações e nas trocas de empurrões.

Agora a dupla estará na mesma jaula, vindos de duas derrotas consecutivas e quem sair vencedor volta a ser considerado um desafiante pelo cinturão dos meio-pesados em poder de Quinton “Rampage” Jackson, este que justamente derrotou Liddell pelo cetro. Quem perder fica no limbo e terá que fazer boas lutas para voltar a cena.

Se Liddell perder terá menores chances de voltar ao cenário como desafiante já que está com 38 anos enquanto o rival tem 31.

Estratégia

Tanto Silva quanto Liddell são bons trocadores, porém o primeiro é mais agressivo enquanto o contra-ataque do segundo pode ser uma ameaça em cima da impetuosidade da iniciativa. O Iceman não é um grappler que não se garante contra um franco atirador, ele sabe muito bem o jogo de socos e chutes.

Wanderlei Silva possuí uma faixa-preta de jiu-jítsu, mas não é um grande jiu-jitsuca e pode encontrar dificuldades para colocar o oponente no chão, pois Liddell tem passagem pelo wrestling desde garoto e principalmente nos anos universitários. Mesmo não sendo do nível de Matt Lindland ou mesmo de Ken Shamrock, o treinamento de luta olímpica nos E.U.A está muito além do nível brasileiro.

Um dos trunfos do curitibano reside nos treinos com Randy Couture que já perdeu e derrotou seu adversário. Assim como o Capitão América dos gibis ensina os outros super-heróis a lutar, o do M.M.A pode ter dado dicas importantes ao “Axe Murderer”.

Silva tem 37 vitórias, sendo 21 nocautes, 7 derrotas, 1 empate e 1 No Contest, enquanto Liddell contabiliza 20 vitórias com 13 nocautes e 5 derrotas.