quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Boxe no cinema


Os ringues nas telas

O esporte que mais rendeu produtos cinematográficos é o boxe, e ainda conquistou o maior número de estatuetas do Oscar com filmes como Rocky, Um Lutador (1976) e Menina de Ouro (2005) de melhor filme além da de melhor ator para Robert DeNiro no papel de Jake LaMotta em Touro Indomável de 1980.

Na lista do American Film Institute, Touro Indomável ocupa a quarta colocação e Rocky a qüinquagésima sétima entre os cem melhores filmes estadunidenses. As Luzes da Cidade de Charles Chaplin figura na décima primeira vaga. Nessa película Carlitos tenta conquistar uma garota e por alguns trocados entra em uma luta de boxe. Na vida real o humorista foi um grande fã da nobre arte e apreciou a história de Balboa.

Outros filmes que não pertencem a essa lista ou nem receberam medalhas devem ser lembrados, Menina de Ouro motivou a busca das mulheres pelas academias e mostrou como é ser uma estranha num mundo masculino e machista. O Campeão (1979) dirigido por Franco Zefirelli conta uma história de amor, mas não aquelas que envolvem dois amantes, mas sim um tipo mais forte, o laço paternal, através do ex-campeão mundial Billy Flynn que decide voltar aos ringues e seu principal motivador, seu filho.

A Luta pela Esperança de 2005 distorce a imagem de Max Baer, mas é um belo filme e retrata um dos mais dramáticos períodos da história estadunidense. Merecia algumas indicações ao Oscar além da de Paul Giamatti por ator coadjuvante no papel do manager Joe Gould.

No Brasil há Quebrando a Cara (1985) de Ugo Giorgetti que conta a história da família Zumbano-Jofre e seu astro principal Éder mostrando as relações desses nomes com a cidade de São Paulo, na qual já foram temidos, mas até hoje respeitados.

Apesar de não estar mais entre os principais esportes no gosto popular, o boxe sempre gerou boas bilheterias, histórias, heróis e vilões. Se comparar não há nenhum filme de futebol que tenha dado ao mundo um herói como Rocky Balboa, não há filme de Fórmula-1 que tenha atraído tantos comentários quanto Menina de Ouro e tão pouco há ginasta cine-biografado com a riqueza que De Niro interpretou LaMotta.

A nobre arte atrai tanto porque lida com o instinto mais básico, a sobrevivência. O esporte é uma analogia da vida, pois sempre lutamos para conseguir algo e de certa maneira temos que treinar para isso. Além de ser fácil de entender, pois todos já deram e tomaram um soco.

Filmes como Rocky Balboa (2006), Réquiem por um Campeão (1962), Hurricane (2000) e outros que virão servem para mostrar que o boxe ainda pode ser um espetáculo.

Foto: Divulgação/ Raging Bull (1980)

Trailer Touro Indomável (Raging Bull)