sábado, 5 de janeiro de 2008

Crime Organizado e Esporte Desleixado


“I'm going make him an offer he can't refuse...”
- Don Vito Corleone


Em 1972, o mundo conheceu a saga da família Corleone no filme O Poderoso Chefão dirigido por Francis Ford Coppola e com roteiro de Mario Puzo, autor do livro homônimo. O exemplo dos personagens em sua busca pelo poder serve para muitos atletas e dirigintes.

Por favor, não confundam este texto como um convite pro crime organizado, mas aprendam o que é trabalhar com simetria, apesar das adversidades e perdas. Esses resultados vêm da postura de honra desses criminosos ficcionais. Com exceção de Fredo (John Cazale) que tramou a morte de Michael (Al Pacino).

Em contraponto na realidade, a polícia brasileira por muitas vezes mostrou-se desordeira em conjunto com os governos e o resultado é a crescente violência. Você se pergunta: “O que Poderoso Chefão e a polícia têm a ver com meu treino?”

Bom também treino e vejo a falta de união dentro dos esportes. As equipes em muitos casos se assemelham as gangues do filme The Warriors (1979) conhecido no Brasil como Selvagens da Noite. Como Cyrus personagem dessa atração sugeriu devíamos parar de brigar por coisas pequenas e nos unir.

Por que não treinar com um colega de equipe diferente? Acredita que ele descobrirá seus golpes secretos? Talvez os descubra, mas se treinarem com o maior número de pessoas todos evoluem, e assim o vencedor do campeonato que define nosso representante em terras estrangeiras será um atleta superior do que aquele que pratica sempre com os mesmos parceiros.

Também acho que falta mais organização entre os dirigentes, mas deixar tudo na mão deles é preguiça demais.

Foto: Família Corleone em O Poderoso Chefão / Divulgação