sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Entrevista com Mauro Xuxa

”No início do tratamento fui em três médicos que queriam me operar e falaram que eu não poderia mais lutar. Fiquei preocupado e chateado...”



Mauro Xuxa já teve problemas de saúde, sofreu derrotas em seqüência, mesmo assim não penso em desistir da carreira de lutador como fazem muitos ao ver as pedras no seu caminho até o cinturão.

Atleta da Brasa com passagens pela luta-livre e boxe chinês, hoje busca uma aprimorar suas técnicas independente do estilo desde que seja eficiente. Seu talento não se resume apenas ao ringue e em entrevista ao Córner do Leão ele fala de desde momentos destacáveis de sua jovem carreira até seu gosto musical e sua influência em seu estilo de vida.


Você é oriundo do boxe chinês. O que essa modalidade adiciona ao seu jogo no M.M. A?

O boxe chinês me ajuda no MMA no preparo físico e na luta em pé soco e chute e na parte de quedas.

Carlos Ramon também é praticante dela. Já pensou em lutar com ele?

Não. Nunca pensei em lutar com o Ramon. Conheci ele em São Paulo na academia que eu treinava, ele estava fazendo o exame para faixa preta de boxe chinês com o meu professor Túlio Palhares, e conseguiu, com êxito, a graduação. Depois disso eu encontrava com ele nos eventos de VT e criamos uma amizade. Nesse mundo de lutas tudo pode acontecer, mas não tenho vontade de lutar com ele. Tem até um fato engraçado: o empresário Tetel estava fechando uma luta para mim num evento em São Paulo e me ofereceu um adversário que treinou comigo. Pedi para ele procurar outro lutador. Ele me ligou depois de uns 10 minutos e propôs outro adversário – porém esse que ele propôs eu nunca tinha treinado junto, mas ele é aluno de um grande amigo meu que já me ajudou muito então eu falei para o Tetel tentar, mais umas vez, outro lutador. E ele falou rindo: “Xuxa, você precisa parar de fazer amizade!” Respondi que era difícil. No final ele conseguiu um adversário que eu não conhecia e acabou dando tudo certo.

Com o fim da Never Shake no ano passado, como você fez para decidir sua nova equipe?

Essa minha decisão foi natural. Na Never Shake o nosso treinador era o Distak na parte de MMA e na parte de jiu-jitsu era o Leo Vieira. Com o fim da Never Shake MMA, mudamos apenas os locais de treinamento, mas em pouco tempo o Distak mudou-se para o Rio de Janeiro e ficamos direto com o Leo na Brasa treinando só o jiu-jitsu. Agora a equipe Brasa também está focada para o MMA com horários, estrutura, espaço, e equipamentos à nossa disposição para os treinos.

A Brasa é um dos principais pólos de jiu-jítsu. Como são seus treinos na arte suave? Qual faixa está hoje?

Meus treinos na Brasa são diários. Treino de segunda a sexta-feira jiu-jitsu e submission das 12:00 hs às 15:00 hs.
No começo queria apenas aprimorar meu jiu-jitsu para minhas lutas de MMA, mas acabei me interessando muito por essa arte e hoje o que eu quero é competir. Estou na faixa azul, mas também quero ser graduado.
Gosto do jiu-jitsu! Evolui muito no chão e esse ano pretendo mostrar essa minha evolução estreando em algum campeonato.

Além do jiu-jítsu e boxe chinês quais outras modalidades pratica?

Estou praticando o wrestling também.

Em 2006, você sofreu três derrotas consecutivas para Fábio Negão, Fabrício Camões e Flávio Álvaro. O que levou a esses resultados?

Em relação ao Fábio Negão eu estava lutando fora da minha categoria. E com 10 dias antes da luta eu fiquei resfriado. Precisei tomar antibióticos para melhorar. Mas foi a noite dele e eu quis assumir o risco. Mesmo assim não me arrependo.
Com o Fabrício Morango foi total displicência da minha parte – queria ficar por cima na luta e acabei deixando o pescoço.
Já com o Flávio foi diferente. No inicio da luta tomei um soco e cai. Ele ficou trabalhando na guarda e quando eu tive a oportunidade de reverter à luta acabei me afobando... Queria mostrar trabalho e ganhar o round ou a luta.
Hoje penso que 2006 foi meu ano de muito aprendizado e reflexão.

Três derrotas em seqüência abalam a confiança de muitos esportistas, mas após vieram três vitórias. Como se recuperou?

A recuperação não foi apenas no ringue foi também com relação à minha saúde. No final de 2006 tive uma crise de dor no pescoço muito forte. Resolvi ir ao médico e constataram-se duas hérnias de disco na cervical. No início do tratamento fui em três médicos que queriam me operar e falaram que eu não poderia mais lutar. Fiquei preocupado e chateado...
Fui insistente! Procurei um quarto médico e esse me disse que não precisava operar e que com um tratamento eu poderia voltar a lutar. Fiz tudo que ele mandou e voltei a subir no ringue!
Não posso relaxar no tratamento senão piora de novo... Eu vou levando. Tive uma luta no Predador FC - disputa de cinturão até 77 kg - e venci! Lutei o MTL na luta preliminar e venci por pontos e 10 dias depois fiz uma luta no Peru também valendo o cinturão de até 80 kg. Sai vitorioso com um arm lock!
Essas vitórias de deram um gás novo em relação a minha vida pessoal e profissional!

Em sua próxima luta o adversário é Luiz Besouro da RFT. O que sabe dele?

Não o conheço pessoalmente. Vi uma luta dele contra o Paulo Boico num evento em São Paulo, isso faz tempo... Acredito que ele melhorou, mas a essência é a mesma - ele vem da luta-livre e essa modalidade eu já pratiquei por muito tempo!

Você é muito fã de Rock. Quais são suas bandas favoritas e qual é o melhor som para sua entrada?

Isso mesmo eu adoro rock! Tenho até uma banda chamada IMMUNE e logo vamos gravar um CD.
Gosto de muitas bandas! Vou citar as que estou escutando no momento: Black Label Society, Godsmack, Slipknot, Stone Sour e muitas outras.
Nas últimas lutas entrei com um som do Godsmak – “I stand alone”. Em breve eu vou entrar com um som da minha banda.

Você possuí um blog para divulgar seu trabalho. Qual é a importância dessa ferramenta para sua carreira?

Montei esse blog por incentivo da minha namorada Stefanie que cursa relações públicas. Acho necessário divulgar o meu trabalho aos empresários, patrocinadores, alunos e a imprensa de forma geral.
Para quem quiser saber sobre meu trabalho e só acessar o meu blog! Lá têm fotos e vídeos de algumas das minhas lutas, meu currículo e muitas outras informações - http://xuxavaletudo.blogspot.com/

Foto: Mauro Xuxa vitorioso no Predador FC/Divulgação