terça-feira, 22 de janeiro de 2008

O Centurião se aposenta


Renato Roma não foi apenas um gladiador brasileiro, é um verdadeiro soldado da luta olímpica

A notícia da aposentadoria de Renato Roma não afetou tantas pessoas quanto a de Guga ou de Oscar de La Hoya, mas para aqueles próximos bateu mais forte que qualquer um de seus suplês.

Mesmo que não tenha conquistado nenhum campeonato mundial, pan-americano ou olímpico foi muito importante para a evolução do esporte em nossa nação ao elevar os parâmetros da mais disputada das categorias. Todos os lutadores com 74 quilos treinavam para derrotar Roma.

Um homem que já tem no nome a cidade que foi berço de guerreiros mitológicos da história ocidental e que apesar do jeito malandro que mostrava com os amigos, ele era apenas esperto, o suficiente para impor seu jogo criativo adicionando ao que aprendeu com seu técnico Edson Kudo e mostrar porque é seu melhor aluno.

De pupilo passou à mestre e a região de São Caetano é dele, muitos atletas devem a ele o conhecimento do esporte favorito de Hércules e desse grande lutador sairão outros que dominarão não apenas o cenário brasileiro, mas também o sul-americano e o mundial. A sapatilha plantada no tatame é o símbolo dos futuros centuriões.

Foto: Renato Roma nos Jogos Abertos do Interior 2007 / Arquivo Pessoal

Nota do Editor: Assim como tantos outros lutadores de 74kg eu observei o jogo de Roma em muitas disputas e treinos e não apenas isso, com ele pessoalmente aprendi alguns golpes necessários ao meu repertório.