domingo, 9 de março de 2008

Antonio Conceição lança novo portal de estudos voltados para as lutas


Em breve entrevista o atleta da Nova União fala de seu novo espaço na rede

Antonio Conceição passa pelo dilema de muitos lutadores que são julgados pela aparência avantajada como “Brutos Insondáveis” como no conto do escritor Jack London no qual um culto boxeador peso-pesado é visto pelo povo como um estúpido.

Engana-se quem julga esse jiu-jítsuca pela aparência que está mais para o Hulk com o cérebro do Dr. Banner do que o personagem do clássico O Médico e o Monstro (1886) de Robert Louis Stevenson. O professor de Educação Física em uma breve entrevista revelou detalhes sobre o seu novo portal que aborda a saúde dentro dos esportes de luta e sua vontade de criar uma rede de conhecimentos relacionados.

Qual é a proposta do seu portal?

A proposta inicial é levar informação tanto de minhas experiências pessoais como também pesquisas e artigos já realizadas por diversos profissionais das mais variadas áreas, para lutadores, praticantes, acadêmicos e o público que aprecia os esportes de luta. Informação essa que muitas vezes nem todos têm acesso seja por falta de oportunidade ou por falta de um canal específico que abranja o tema. Acredito que vá enriquecer bastante o conhecimento de muitas pessoas.

Como surgiu a idéia de criá-lo?

Surgiu do princípio de que o conhecimento tem que ser transmitido, não pode ficar apenas com uns poucos e como eu tenho o privilégio de ter bastante informações armazenadas seja através de artigos, livros, documentos e outros tipos de mídias achei interessante compartilhar isso através dessa interação e eu espero ter um retorno positivo que pode vir a me ajudar também.

Existe algo semelhante na mídia?

Olha acredito que deve ter com certeza, não sei se do pessoal de lutas, mas acredito que tenha algo similar na web com certeza.

O que você acha de fisioterapia voltada ao lutador no Brasil?

Opa! você fez uma pergunta bastante interessante, creio que vá trazer uma grande evolução na área de lutas e uma grande oportunidade aos profissionais da área de fisioterapia e reabilitação, embora esses mesmos profissionais terão que se aprofundar nas lesões e traumas que ocorrem nos atletas dos mais variados esportes de luta. Aproveito já a oportunidade para falar a respeito de um CD informativo de minha autoria que deve estar sendo lançando a partir do segundo semestre em parceria com mais dois profissionais da área de saúde,intitulado “Lesões no JIU-JITSU, o que ocorre ?” que explica o que acontece quando é aplicada uma técnica de chave ou torção, por exemplo no Jujigatame conhecido como arm-lock,que é uma chave de braço reta, que muitos imaginam que ocorre uma fratura, mas na verdade o que ocorre são rupturas de tendões, ligamentos e músculos próximos a essa articulação. Aguardem, pois vai ser de grande valia para todos envolvidos com Artes Marciais ou não.

O que a Educação Física pode levar ao atleta de jiu-jítsu?

Os benefícios da Educação Física são bastante significativos não só para os atletas de jiu-jítsu, mas como de outras modalidades também, sobre tudo para os professores que poderão através de um aprendizado sobre maneiras de ensino e da aplicação uma didática clara, melhorar a condução de suas aulas e com isso fazer com que os alunos absorvam e fixem melhor o aprendizado.

Antonio Conceição - Arquivo Pessoal

Link:

http://antonioconceicaojiujitsu.blogspot.com/