segunda-feira, 10 de março de 2008

Brasil vence na Croácia


Kickboxers da seleção canarinho derrotam compatriotas de Cro Cop

A Croácia é conhecida pela sua proficiência em lutas na qual tem como principal representante o ex-lutador de K-1 e atualmente no M.M.A Mirko Filipovic “Cro Cop” que além deste talento possuí renome maior dentro do kickboxing que o Brasil.

Nosso país por sua vez tem como seu representante máximo o campeão mundial durante os anos 90 e 2000, Paulo Zorello que a frente da Confederação Brasileira de Kickboxing decidiu dar um novo arranque para a modalidade que durante sua época áurea tinha transmissão em rede aberta de televisão.

Os combates ocorreram na noite de sábado na cidade de Zadar em frente à mais de quatro mil pessoas que presenciaram um desafio entre ambas pátrias no qual os europeus foram representados por um dos principais times do mundo. A vitória se deu por 3 à 2.

O resultado à longo prazo é a CBKB tendo o mínimo de 2 participantes na edição croata do K-1 e a vinda de atletas dessa delegação ao CT brasileiro em setembro.

As Lutas:

Gordan Jukić venceu por pontos Guto Inocente, numa luta muito parelha onde os dois atletas alternaram-se no domínio do combate. Vitória justa do croata que acabou por colocar golpes mais contundentes no brasileiro.

Ariel Machado venceu por pontos Ante Verunica. Ariel, apesar de muito atacado, impôs uma dura experiência a Verunica, que jamais havia perdido em Zadar e estava invicto há três anos. O croata é o atual Campeão Europeu Junior.

Marko Perak venceu por KO a 1,37" do R1 a José Buda. Buda não se achou no combate e foi presa fácil para o croata.

Tadeu San Martino venceu por pontos Marko Benzon. San Martino simplesmente anulou as ações de seu adversário e dominou amplamente os cinco rounds do combate. Dois pontos valorizaram muito a vitória do brasileiro: recebeu um forte, e único castigo, no segundo round e além de assimilar muito bem o ataque de Benzon, virou o round a seu favor e impor um KD ao mesmo. Em segundo, Marko é o principal atleta europeu da categoria até 75Kg, sendo o atual Campeão Europeu e Mundial Amador e Campeão Europeu Profissional.

Na luta que decidiu o confronto em favor dos brasileiros, Omar Fatuche e o local Luka Kalmeta, não pouparam esforços para saírem vencedores no combate. A vitória em decisão dividida dos árbitros, valorizou ainda mais o feito do KickBoxing nacional.

Novo Zorello

O Kickboxing nacional para voltar a ter exposição precisa de um novo Paulo Zorello ou até mesmo uma figura mais carismática que ele e na seqüência é necessário vir outro talento que mantenha a atenção das audiências.

O problema da maioria dos esportes no Brasil são os talentos únicos que aparecem de tempos em tempos mais em razão de suas habilidades naturais do que pelas bases cedidas pelo governo e organizações. O futebol e o vôlei por exemplo tem craques e bons jogadores enquanto as lutas menos populares na mídia só são expostas ao grande público com a chegada de um fenômeno.

Escolinhas, políticas de bolsas de estudos, intercâmbios e outros benefícios garantiriam o sucesso do Brasil em ringues e tatames, e visto o resultado acima é de ressaltar que com o devido apóio o país poderia ser uma potência no esporte e ponto de referência.

Foto: Campanha brasileira vitoriosa na Cróacia