sexta-feira, 7 de março de 2008

O Legado Roma


A ausência de Renato Roma abre portas para novos talentos do wrestling

Com a aposentadoria de Michael Schumacher o fã de F-1 pode ver a confirmação do talento de Fernando Alonso e Mika Raikkonen além da ascensão dos jovens Lewis Hamilton e Felipe Massa. O mesmo ocorrerá na luta olímpica brasileira em 2008 dentro da categoria até 74 kg estilo livre.

Na luta Renato Roma deixou as sapatilhas no tapete na seletiva nacional dos jogos Pan de wrestling com isso abriu vaga para Cláudio Calazans, atleta de muito talento dono de faixa-preta de jiu-jítsu e judô que ainda conta com muitos títulos dentro da arte suave.

Seu treinador Milton Bastos possui experiência com a luta e está moldando um dos melhores talentos na atualidade.

Outro nome que promete crescer é Fábio Neves, aluno de Edson Kudo que entre seus pontos positivos possui uma forte capacidade de explosão e flexibilidade. No ano passado enfrentou Calazans no paulista e acabou derrotado, mas pode sair campeão esse ano. Ambos são apenas dois talentos de São Paulo, há outros no resto do país, principalmente Rio de Janeiro.

A categoria até 74 kg é a mais disputada até mesmo pelo biótipo do brasileiro que não chega a ser franzino como o asiático e tampouco musculoso como o russo, por isso se concentra o maior número de atletas.

Com a ausência de Roma os atletas podem mostrar seu talento, mas essa mesma falta faz com que se perca um pouco do interesse, pois o penta-campeão brasileiro era o homem a ser derrotado.

Como diz o pro-wrestler Ric Flair: “To be the man you gotta beat the man” (Para ser o homem você deve derrotar o homem, em tradução livre).

Foto: Renato Roma nos Jogos Abertos do Interior 2007 / Arquivo Pessoal