domingo, 17 de agosto de 2008

Por que gostamos de Rocky?


O jeito dócil, a cara ingênua, a fala débil, o carisma e principalmente a obstinação fazem de Rocky Balboa um dos personagens mais queridos e memoráveis da cultura mundial. O atleta foi escolhido o sétimo melhor herói do cinema americano pela American Film Institute, dentro de 50 nomes, tendo superado personagens como o Superman.

Converso com competidores de vale-tudo, judô, wrestling, boxe e kickboxing e muitos citam o pugilista da Filadélfia como seu símbolo. Também revelam possuir em sua coleção de DVDs pelo menos um dos seis capítulos da saga.

No fundo, muitos querem se sentir como o Garanhão Italiano. Quando vão fazer exercícios, mesmo não sendo artes marciais, o tema "Gonna Fly Now!" toca em Ipods, MP3 e academias de ginástica.

Através de seus filmes, Stallone cria um conto de fadas no qual a perseverança ante o sofrimento faz emergir o herói, e os lutadores estão habituados a passar por essas surras da vida; como quando o técnico e figura paterna falece, quando perdemos a confiança em nós mesmos após um nocaute ou quando queremos provar para nós que somos capazes de ir até o final, independentemente de perder o vencer.

Enfim, o atleta do século XX nos cinemas é o bi-campeão mundial Rocky Balboa.

Gonna Fly Now