domingo, 19 de outubro de 2008

Hopkins tratoriza Pavlik


Quarentão dá aula de boxe para oponente mais jovem e acaba com sua invencibilidade

“Eu acho que essa foi minha melhor performance, melhor que contra (Felix) Trinidad, melhor que conta (Antonio) Tarver, melhor que contra Oscar (De La Hoya), melhor que minhas 20 defesas consecutivas”, concluiu Bernard Hopkins para a ESPN estadunidense. Após sua vitória sobre Kelly Pavlik no Boardwalk Hall, em Atlantic City na madrugada de sábado.

E claro que ele “agradece” a mídia: “90% da mídia deu favoritismo à Pavlik. Eu sempre gostei de negativistas, me sinto motivado quando vão contra mim” concluiu o pugilista que abateu o oponente por decisão unânime. As papeletas apontaram 119-106, 118-108 e 117-109, sendo que B-Hop, como é conhecido o vencedor, teve um ponto reduzido por exceder nos clinches.

No quadrilátero o vitorioso fez jus ao seu outro apelido: “The Executioner” (O Executor), e não deu chances a Pavlik, o “Fantasma de Youngstown” – sua cidade natal- . Os golpes certeiros e velozes ditaram o ritmo do baile que só foi interrompido brevemente no 8º giro quando o lutador mais jovem decidiu empregar a estratégia de pressionar o agressor.

Hopkins acostumado a lutar entre os meio-pesados teve vantagem da pegada sobre um homem que é campeão dos médios (WBC e WBO), sua esquiva também estava apurada e o fez evitar ou diminuir os danos causados por muitos golpes.

O fator idade que era apontado como um ponto negativo não pesou nos 12 rounds, sua preparação física estava acima da média, qualquer uma não apenas a de sua idade, e a experiência contou muito no embate.

Hopkins neutralizou Pavlik de tal maneira que este não conseguiu impor seu jab para então usar sua mais eficiente arma, a combinação de dois golpes na seqüência. Com essa o veterano acaba com a invencibilidade de Pavlik que cai para 34-1, 30 KOs e sobe para 49-5, 32 KOs e também se redime da última apresentação, uma derrota para o britânico Joe Calzaghe (45-0, 32 KOs) campeão dos super-médios pela WBA, WBO e WBC.

“Eu acho que Hopkins fez uma grande luta. Estar com 43 anos e se movimentar no ringue daquele jeito... Ele boxeou melhor, foi mais rápido e pensou mais rápido que Pavlik a luta inteira. Ele parecia estar se divertindo lá. Em certo ponto esperava que ele fizesse a dança de Ali” avalia “Sugar” Shane Mosley (45-5, 38 KOs) à ESPN. O pugilista e colega de Hopkins na Golden Boy Promotions, empresa de Oscar de La Hoya que promove encontros da nobre arte.

No final do combate Hopkins foi para as cordas e gritou para a imprensa: “Estou cansado de provar meu valor”. Com esse desempenho o fã pode esperar mais uns 3 ou 4 anos de alta atividade para B-Hop.

Foto: Hopkins (esq) bate Pavlik – Jeff Zelevansky/Getty Images
Fonte: ESPN.COM – Tim Smith


Melhores momentos de Bernard Hopkins