domingo, 9 de novembro de 2008

Calzaghe encerra carreira invicto

Jones Jr. sangra em decisão unânime


Jones (laranja) x Calzaghe (branco e azul)

O fenômeno galês Joe Calzaghe (46-0, 32 KOs) encerrou sua carreira ontem no lendário ringue do Madison Square Garden de Nova York contra o melhor lutador da década de 90 pela The Ring Roy Jones Jr, o derrotando por decisão unânime na categoria dos meio-pesados (até 79,4 kg).

O domínio do pugilista do Reino Unido foi tão intenso que também é questionável se Jones Jr deve continuar se exibindo no tablado. As 3 papeletas apontaram vantagem de 118-109 pontos. Na “Battle of Superpowers” como foi batizada, o vencedor foi visto dando uma grande avalanche de golpes, o estilo que o fez famoso e o ajudou a se tornar defensor do cinturão da WBO dos médios (72,6 kg) por 10 anos além dos outros que coletou.

As estatísticas revelam o bombardeio de 985 socos dados pelo galês desses 344 alcançaram o alvo, 35%, enquanto o derrotado encaixou apenas 159 dos seus 475 golpes, 33%.

Não foi apenas de maus momentos que viveu o americano tanto que conseguiu mandar o rival pra lona aos 40 segundos do primeiro assalto com uma potente direita, mas Calzaghe passou por cena parecida em abril contra Bernard Hopkins (49-5-1, 32 KOs) e novamente deu o troco.

“Ele me derrubou bem com aquele soco, mas campeões tem que ser maiores que isso. Quando eu caio, eu volto mais forte, então me levantei e comecei a boxear. Após isso foi tudo bem, mas eu não vi o soco vindo, tive um deja vu (da luta contra Hopkins)” relata Calzaghe e diz que foi uma honra subir no ringue com Roy Jones Jr.



“Quando derrubei ele eu tinha dois planos, mas eu não consegui me decidir. Eu queria cair matando nele e depois eu não queria mais. Eu comecei bem, mas aí perdi meu jogo” afirma Jones Jr.

Calzaghe levou Jones Jr. para as cordas no segundo assalto, mas o americano se protegeu com as luvas e devolveu com uma forte direita. O terceiro giro mostrou o galês penetrando a guarda do rival com combinação de direita e esquerda e na sétima etapa o ritmo de Jones Jr diminuiu abrindo espaço para o trabalho do campeão invicto.

Com menos fôlego o adversário aproveitou a deixa para abrir um corte no supercílio direito de Jones Jr. e o que se seguiu foi ele atuando lentamente e recebendo muitos golpes até o fim do combate.

Epílogo da Batalha dos Super-poderes



A platéia consistiu de 14.152 pessoas incluindo o ex-campeão mundial dos pesados, o britânico Lennox Lewis (41-2-1, 32 KOs) e antigos rivais de Calzaghe, Hopkins e Mikkel Kessler (41-1, 31 KOs) que gostariam de o ver em ativa no futuro.

“Eu acho que ele me pegou com um gancho de direita e eu pensei ‘nossa’. Eu nunca sofri um corte antes. Mas eu sou duro e vou lutar até o fim dos meus dias, eu dei o melhor de mim lá em cima, porém ele foi o melhor da noite” afirma Jones Jr.

O pugilista americano conta que conseguiu sua redenção. “Eu segui 12 rounds com um corte, eu derrotei a adversidade. Voltar dessa maneira é muito difícil e não são muitos que voltam de três derrotas seguidas e conseguem uma luta de alto calibre”.

Sua trinca de derrotas foram 2 para Antonio Tarver (27-5, 19 KOs) – o Mason Dixon do filme Rocky Balboa – e Glen Johnson (47-12-2, 32 KOs) e a reabilitação se deu ao derrotar Felix Trinidad (42-3, 35KOs) no ano passado por decisão unânime em uma luta que teria sido maior se fosse no ápice de ambos, mas mesmo assim rendeu um bom espetáculo.

Após ser derrotado dessa maneira por Calzaghe é esperado que Jones Jr. também se aposente e ambos entrarão para o Hall da Fama como principais nomes de suas décadas assim como dos personagens de histórias de guerreiros ou gladiadores.

Cenas do combate





Fontes: ESPN.com – BBC.co.uk

Fotos Al Bello – Getty Images



Melhores momentos nas carreiras de Calzaghe e Jones Jr.



Rei Arthur mantém cinturão e invencibilidade

Abraham continua sendo a realeza dos médios da FIB

Na madrugada de sábado em Bamberg, Alemanha, Arthur Abraham (28-0, 23 KOs), o “Rei Arthur” conseguiu um nocaute técnico sobre Raul Marquez (41-4-1, 29 KOs) ao desferir duas direitas em seu olho e abrir um ferimento no sexto round que fez seu córner pedir o encerramento do combate. É a oitava defesa do campeão.

“Eu não acredito que ele saiu fora, eu realmente queria ir pra cima e então o cara desistiu muito cedo e decepcionou muitos espectadores” reclama o Rei da IBF.

Desafiante obrigatório ao cinturão Marques assume que perdeu para o lutador melhor da noite: “Em alguns momentos acho que acertei ele com bons golpes, mas ele continuava ali como uma muralha e então me acertou duas vezes no olho e me deixou com um corte. Merece ser campeão”.

Abraham avançou mais agressivo que de costume no primeiro assalto e entregou dois socos fortes de direita, um combo de direita-esquerda e uma sequência rápida no terceiro giro.

No quarto chamou o desafiante pro combate e este respondeu tentando minar o corpo do rei. Dois rounds depois Abraham lutando em casa entregou os dois golpes finalizadores da luta.

Depois do mexicano, o campeão mira o também alemão Felix Sturm (31-2-1, 13 KOs) : “Eu digo aqui perante 10.000 fãs que estou pronto pra ele e não digo nada há mais”.

Fonte: ESPN.com