terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Conselho Mundial abre investigação sobre doping de Mosley

Das agências internacionais
Em Nova York (EUA)


O caso de doping envolvendo o norte-americano Shane Mosley, ex-campeão mundial, será investigado pelo Conselho Mundial de Boxe (CMB). A entidade afirmou que tomará providências depois que veio a público uma admissão de que o pugilista usou substâncias ilícitas na preparação para um combate contra Oscar de la Hoya, em 2003, segundo o New York Daily News.

Cerca de três meses após o combate em que venceu o título do CMB, pela categoria médio-ligeiro, Mosley confessou a um júri que usou esteróides e EPO no período de treinamento para o combate. Ele testemunhou no processo dos laboratórios Balco, que incriminaram nomes como a atleta Marion Jones, mas só recentemente isso foi divulgado.

A luta foi uma revanche após De la Hoya perder disputa contra o compatriota em 2000. Novamente, o "Golden Boy" perdeu, com uma performance arrasadora de Mosley nos últimos rounds. Em sua defesa, Mosley afirmou que não sabia que o que estava tomando poderia melhorar seu rendimento de forma ilícita.

"Foi uma surpresa ler que Mosley tomou todas aquelas substâncias", disse Jose Sulaiman, dirigente do CMB. "Algumas das drogas são totalmente proibidas. Segundo nossos estatutos, ele terá de ser ouvido e este assunto é algo de séria importância para nós."

Sulaiman ordenou que sejam levantadas evidências sobre o caso para que elas sejam apresentadas ao conselho da entidade, que decidirá se haverá penas. Podem ser votadas como punições suspensões e multas severas contra os envolvidos.

Mosley, um ex-campeão em quatro oportunidades, por três categorias, está agendado para lutar no dia 24 de janeiro. Em Los Angeles, ele enfrenta Antonio Margarito, lutador mexicano que detém o cinturão dos meio-médios pela Associação Mundial de Boxe (AMB).

FONTE: UOL ESPORTE