quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Projeto Cora Garrido Sol Nascente concorre a prêmio de US$ 100 mil


Cora Garrido Boxe

Boxe embaixo de viaduto e outras 11 iniciativas em várias regiões da capital paulista vão descobrir quem é o vencedor hoje no Palácio dos Bandeirantes


Do G1, em São Paulo

Doze projetos urbanísticos, de cunhos social e espacial, de São Paulo concorrem a um prêmio de 100 mil dólares, concedido pelo Deutsche Bank, da Alemanha, em parceria com a “Urban Age”, uma pesquisa internacional de cidades organizada pela London School of Economics and Political Science e Deutsche Bank Alfred Herrhausen Society.

Nesta segunda edição do Deutsche Bank Urban Age Award, foram inscritos 133 projetos da região metropolitana de São Paulo, a cidade escolhida pela Urban Age para ser “investigada” em 2008. A primeira versão do prêmio aconteceu no ano passado em Mumbai, na Índia.

O vencedor será anunciado em cerimônia na noite desta quarta-feira (3) do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual paulista, no Morumbi, Zona Sul de São Paulo.

O júri, composto por especialistas em urbanismo, reuniu-se em São Paulo nos dias 9 e 10 de novembro para avaliar os projetos. Fizeram parte do júri o ex-jogador Raí e criador, ao lado do também ex-jogador Leonardo, da fundação Gol de Letra, a cineasta Tata Amaral, a curadora de arte Lisette Lagnado e o arquiteto Fernando Mello Franco, além de dois especialistas estrangeiros em urbanismo, Anthony Williams, ex-prefeito de Washington, e Ricky Burdett, da London School of Economics, que presidiu o júri.

Os 12 projetos selecionados são os seguintes:

Cora Garrido Boxe - Localizado no Viaduto do Café, na Mooca, região central,o projeto criou um lugar dinâmico para esportes, boxe e lazer para pessoas de diferentes grupos econômicos e sociais na cidade.

Instituto ACAIA - Desde 1998, o Instituto ACAIA oferece um raro recurso para jovens de favelas nos arredores da Vila Leopoldina, na Zona Oeste: uma oficina espaçosa e bem projetada de artes e artesanato com instalações que permitem cursos de treinamento, no meio de uma área industrial em rápida mudança.

BioUrban – Organizado por Jeff Anderson, um jovem estudante de sociologia, é uma iniciativa que realizou uma série de intervenções estéticas que transformaram a qualidade espacial dos arredores da favela Mauro, na Saúde, na Zona Sul, incluindo a limpeza de pequenos espaços, a plantação de canteiros de flores no lugar de placas de concreto, a introdução de cores e materiais para humanizar as fachadas de edificações e a criação de arte pública por crianças do local.

Espaço de Cultura Cohab Raposo Tavares - O projeto inclui uma série de iniciativas para criar um espaço público democrático em uma das áreas mais carentes da periferia da cidade, com grandes números de moradias populares em ambiente urbano pobre.

Sede da União de Moradores e do Comércio de Paraisópolis – Dirigido por um grupo local bem-organizado de residentes da favela Paraisópolis, na Zona Sul, o projeto assegura que os direitos de indivíduos e da comunidade sejam respeitados na implementação de iniciativas realizadas de acordo com o programa municipal de reurbanização da favela.

Kinoforum - O projeto itinerante leva cinema ao ar livre para espaços incomuns, no coração dos lugares mais pobres da cidade, na periferia da região metropolitana. Além de dar vida a lugares esquecidos da cidade, o projeto inclui oficinas de vídeo para os jovens das comunidades locais.

Bairro-escola, Associação Cidade Escola Aprendiz - Uma rede de instalações culturais com foco educacional é organizada em um bairro culturalmente ativo da Vila Madalena, na Zona Oeste.

Projeto Inclusão Social Urbana Nós do Centro – Um depósito industrial abandonado no centro da cidade foi convertido pela Prefeitura de São Paulo em escritórios para uma organização que promove a inclusão social. Essas incubadoras urbanas promovem o contato social e a melhoria da qualidade de vida, identificando oportunidades para gerar renda e aprimorar o espaço público.

Rede Cultural Beija-Flor - O centro cultural estabelecido em Diadema, no ABC, está expandindo sua gama de atividades e estabelecendo uma série de abrigos que delegam poder de decisão à comunidade local e trazem melhoria ao ambiente físico.

Cortiço Rua Sólon Edifício União – Um edifício residencial no Centro de São Paulo ocupado recentemente foi convertido com sucesso em residências bem projetadas para 42 famílias. Os aprimoramentos visuais do edifício e suas áreas comuns motivaram muitos moradores a fazerem melhorias dentro de seus apartamentos.

Praças da Paz Sul-américa - O projeto promove o envolvimento da comunidade através da revitalização de praças urbanas na periferia de São Paulo, o que tem gerado a redução nos níveis de criminalidade em áreas locais. Os espaços públicos democráticos se tornaram o palco para debates e engajamento público, recuperando seu papel histórico como locais para reunião e discussão da vida pública.

Cooperativa de Reciclagem Nova Esperança - Esta é uma parceria inovadora entre governo e moradores desenvolvida no Programa Integrado de Urbanização do Pantanal, na Zona Leste. O projeto foi pioneiro na implantação de um novo sistema de coleta de lixo que gera renda para a cooperativa e reduz o volume de resíduos, anteriormente depositado nas ruas próximas, em espaços públicos e cursos de água.