segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Entrevista Rubens Gama Filho


Duda Yankovich & Rubens Gama Filho / Arquivo Pessoal

A figura do empresário de boxe divulgada pela mídia é daquele homem envolto em fumaça de charuto, cercado por mulheres, adornando correntes de ouro e usando roupas caras, porém muitas vezes de gosto duvidoso. Rubens Gama Filho é empresário de pugilistas na vida real e busca fugir dessa imagem.

Hoje mantém contrato com a campeã mundial Duda Yankovich além de guiar os passos de seu filho o garoto Iago Gama. Em entrevista ao Córner do Leão Rubens fala da nova fase na carreira da boxeadora, como é feito seu trabalho e da imagem de gangstêr que muitos promotores do ramo acabam tendo.

O último combate de Duda foi uma vitória por decisão unânime com Darys Pardo em 19 de abril de 2008. O que a atleta tem feito durante esse período fora dos ringues?

Duda Yankovich tem uma vida corrida fora dos ringues: trabalha como personal trainer e ministra treinamentos e aulas em modalidades variadas além do boxe e kick boxing, participa de Clínicas Esportivas e dá suporte em palestras e eventos motivacionais em empresas, além de atleta, também possui sua carreira publicitária, realizando fotos, filmes, etc.


Duda em treino com Miguel de Oliveira

Em relação específica ao boxe, mesmo nesse período de férias (até final de janeiro) treina diariamente, correndo 10 km 3 vezes por semana. Antes e após suas férias continua suas séries de musculação além, claro, de treinar muito junto com seu treinador, Professor Miguel de Oliveira e seu preparador físico Tavico Moscatello.

Ela tem alguém na mira como futura adversária?

Duda Yankovich detém o cinturão mundial de superleves WIBA. A futura adversária, na verdade, deverá ser a desafiante e não a desafiada... Existem sim, várias boxeadoras dos Estados Unidos, França, Alemanha, tentando negociar lutas colocando o cinturão de Duda em disputa. Mas como desafiantes, devem promover a luta e estão encontrando ou criando dificuldades para isso. Estamos mantendo contatos quase que diários com os empresários de Mia St. John (EUA), Anne Sophie Mathis (França), Lucia Morelli (Alemanha) entre outras.

Por quais motivos Duda rompeu com Sergio Batarelli?

Duda jamais teve contrato com Sergio Batarelli, e sim com a Sport Promotion. Não houve rompimento. Houve um final de vigência de contrato e desde o dia 06/12/2008. Duda Yankovich não possui qualquer vinculo com a empresa que deveria, a princípio, orientar, executar e desenvolver sua carreira profissional e seu afastamento do cenário esportivo decorreu justamente do descumprimento das obrigações desta empresa, que marcou e desmarcou suas lutas por diversas vezes.
Duda simplesmente esperou terminar seu contrato e tomou a decisão de me procurar e propor essa parceria. Desde então sou a única pessoa com todos os poderes e responsável por todas as negociações, tratativas, divulgação e agenda de lutas e também de sua carreira de modelo.

Há quanto tempo você trabalha nessa área?



Com a Duda, oficialmente como empresário, desde 07/12/2008. Mas nos conhecemos desde que ela chegou ao Brasil pela 1ª vez (1998) defendendo a bandeira da Iugoslávia em um campeonato de kick boxing no litoral paulista.
Após sua vinda definitiva para o Brasil sempre trabalhei de forma anônima com ela.
Sempre estive envolvido com o boxe. Treino boxe. Meu filho, Iago Gama, luta boxe amador.


Foto: Iago Gama

Como iniciou a parceria entre vocês dois?


Como já disse, nos conhecemos há mais de 10 anos. Acompanho a carreira da Duda desde quando ela morava na Iugoslávia, hoje Sérvia.
A parceria iniciou pelo respeito e reconhecimento da capacidade profissional, seriedade, transparência e objetividade entre eu e a Duda.

Para você quais são os desafios de trabalhar um nome como o de Duda Yankovich?

Não vejo desafios ao trabalhar com a Duda Yankovich. É uma atleta internacionalmente reconhecida e possui trabalhos publicitários divulgados pelo mundo afora.
Duda é uma pessoa de personalidade forte e jamais deixou que a fama tomasse qualquer espaço em seu lado profissional. Isso facilita muito a vida do empresário.

Duda é um dos rostos mais conhecidos do boxe nacional em razão dos resultados obtidos no ringue e também das matérias feitas com ela. Como você lida essa parte da relação dela com a imprensa?

O Direito de Imprensa sempre existiu. Aliás, é obrigação da imprensa veicular as suas notícias e divulgar de maneira correta as notícias.
Lidamos com a imprensa como a maioria das celebridades também lidam.
Tivemos, ao longo dos anos, que aprender a conviver com os indiscretos paparazzis, responder com muita educação as perguntas capciosas formuladas pelos repórteres, não nos preocupar com as notícias e fofocas de revistas, jornais, sites, etc.

Além de Duda Yankovich você tem mais lutadores ou atletas de outras modalidades trabalhando com você?

Hoje trabalho exclusivamente com Duda Yankovich e cuido do início da carreira do meu filho, Iago Gama, que além de treinar com Wellington Vicente, tem todo o apoio e auxílio de Duda.
Algumas outras atletas me procuraram para parceria, mas, única atleta que no momento me interessa está com contrato vigente com outro empresário.

Para você quem é o melhor promotor no pugilismo mundial?

Existem centenas de promotores de boxe no mundo, desde Don King Productions até os pequenos promotores de lutas no Centro Olímpico. Mas em matéria de seriedade, admiro muito o trabalho do inglês Frank Warren.

Filmes, livros e outras mídias caracterizam os promotores de eventos na ficção como sanguessugas parasitando os lutadores como, por exemplo, o personagem George Washington Duke de Rocky V (1990). Esse preconceito gerado por essa imagem afeta você?

Exatamente por isso o boxe mundial encontra-se em sérias dificuldades com respeito a patrocínio e divulgação. Passou a ser visto como “negócio” e não mais como “esporte”.

Mas o que a mídia nunca diz é que, na verdade, o boxe é um esporte que gera negócios, gera dinheiro, influência na economia.
Gera reconhecimento do atleta e sua equipe e também gera lucros para todos. Para o promotor, empresário, treinador, lutador, televisão, patrocinadores, espaços locados para realização das lutas, empresas aéreas, hotéis, locadoras de veículos, restaurantes, enfim, tudo que é necessário.
É uma máquina de gerar receita.
Mas infelizmente a mídia só fala da vida e dos crimes de Don King, que rendeu até um best-seller.
Em qualquer profissão existe o bom e o mal profissional. A seriedade e a desonestidade infelizmente caminham lado a lado.
Mas por viver e respirar nesse mundo do boxe, esse preconceito criado não me afeta absolutamente em nada.

Equipe de Duda "Diamond" Yankovich

Empresário e Promoter: Rubens Gama Filho
Treinador: Professor Miguel de Oliveira
Preparador Físico: Professor Tavico Moscatello
CONTATO 55 11 3578-2190