quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Khan se prepara para Barrera


Foto: Khan segura pôster de Barrera / BBC

Prospecto britânico tem pela frente mexicano hexa-campeão mundial em março.

Aos 34 anos Marco Antonio Barrera está prestes a completar neste ano 2 décadas de carreira, das 71 lutas que participou venceu 64 sendo 43 pela via rápida e destes combates perdeu 6. Em uma lista da ESPN dos 50 melhores lutadores de todos os tempos ele está em 43º na frente de nomes como Roy Jones Jr. Mike Tyson e Carlos Monzon.

Outro feito foi ter conquistado seis vezes um cinturão mundial: tri-campeão dos super-galos pela WBO, campeão dos penas pela WBC, campeão super-pena pela WBC e campeão leve-júnior pela IBF. Agora tem como desafio o prospecto britânico Amir Khan (19-1, 15 KO’s).

Khan, inglês de ascendência paquistanesa de um clã de reis guerreiros, é tido em sua pátria como um futuro campeão mundial, porém sua meteórica carreira foi momentaneamente interrompida pelo invicto colombiano Breidis Prescott em setembro do ano passado ao superá-lo com um nocaute no primeiro assalto, desde então Khan abandonou seu treinador Jorge Rubio e atua juntamente com Freddie Roach – também instrutor de Manny Pacquiao, este derrotou Barrera três vezes –.

Além do PacMan outros que derrotaram o mexicano foram Juan Manuel Márquez, Erik Morales, Junior Jones, o último o bateu duas vezes seguidas. Entre os derrotados estão Rocky Juarez (2 vezes), Erik Moralez - com quem saiu por cima em uma melhor de três – além de muitos outros nomes de seu país, famoso por ter uma forte concorrência local.

Após a derrota para Prescott, Khan retornou em dezembro do ano passado e venceu por nocaute técnico Oisin Fagan em peleja válida pelo cinturão Internacional dos pesos leves da World Boxing Association, até então vago.

Para a BBC Khan revelou que é fã de Barrera, mas no ringue não o verá da mesma forma e acredita que seu estilo é ótimo para o seu sucesso. Khan mede 1,78m e é 10 cm mais alto que o rival, naturalmente é uma categoria acima também, além de ser 12 anos mais novo – hoje tem 22 anos, entretanto, Barrera tem infinita experiência se comparada sua carreira com a do medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004.

Barrera é conhecido pelo público inglês por ter derrotado Prince Naseem Hamed pela primeira vez em combate realizado no ano de 2001. Khan espera ter conselhos do compatriota. A luta será em 14 de março na Inglaterra, mas ainda não foi confirmada a arena. Antes desse embate, Barrera tem como obstáculo o pugilista dominicano naturalizado estadunidense John Nolasco (17-4-4, 8 KO’s) no dia 31 de janeiro em Guadalajara no México.

Melhores Momentos Marco Antonio Barrera



Melhores Momentos Amir Khan