quarta-feira, 1 de julho de 2009

Autor de perfis sobre Patterson e Louis vem ao Brasil

Foto: Gay Talese / David Shankbone

Escritor de Fama e Anonimato recebe fãs no dia 4 de julho


Gay Talese, jornalista estadunidense conhecido como um dos pioneiros do “Novo Jornalismo” ou “Jornalismo Contemporâneo” junto com Tom Wolfe e Norman Mailer vem ao Brasil discutir sua obra e os rumos da profissão no século XXI no espaço da Festa Literária Internacional de Paraty.

Talese é conhecido por ter escrito o mais famoso perfil do cantor Frank Sinatra – esse também mais um amante do pugilismo – ao publicar o texto Frank Sinatra está resfriado. No início de sua carreira cobriu lutas de boxe uma de suas paixões e para esse esporte dedicou textos sobre os campeões dos pesados Joe Louis e Floyd Patterson, deste escreveu 38 artigos.

Floyd Patterson


O perdedor é um relato da rotina de Patterson após sua segunda derrota para Sonny Liston na qual o sensível pugilista sofre de depressão e tenta se esconder de fãs e repórteres, nesse texto também é tratado como a América via o boxeador nesse período e como era tratado de forma diferenciada por ser negro. Patterson foi o primeiro bi-campeão da história do esporte e seus reinados foram de 1956 À 1959 e de 1960 à 1962.

“Oh, eu daria qualquer coisa só para poder trabalhar com Liston, lutar com ele em algum lugar onde ninguém nos visse, para ver se eu conseguiria enfrentá-lo por mais de três minutos”. Esta foi uma das declarações que o repórter do jornal New York Times e colaborador da revista Esquire conseguiu para seu texto.

Joe Louis (esq.) e seu maior rival Max Schmeling

O “Bombardeiro Marrom” tem um perfil em Joe Louis: o rei na meia-idade no qual aos 48 anos tem suas atividades dissecadas com a afiada apuração do jornalista Talese. Desde suas tacadas de golfe até o relacionamento com sua terceira esposa e também o sentimento de não estar mais presente nos ringues. O domínio de Louis se expandiu por mais de uma década seguindo de 1937 até 1949.

O livro Fama e Anonimato (1970) tem estes perfis e também o já citado de Sinatra além de textos sobreo jogador de beisebol Joe Dimaggio, o ator Peter O’Toole (Lawrence da Arábia) e também de anônimos da cidade de Nova York.

Sonny Liston nocauteia Floyd Patterson 1962 (Primeira luta entre ambos)



Rocky Marciano nocauteia Joe Louis