quarta-feira, 1 de julho de 2009

Morre Alexis Arguello

Pugilista lendário pode ter cometido suicídio




O ex-campeão Alexis Arguello foi encontrado na madrugada desta quarta-feira na cidade de Manágua na Nicarágua onde foi eleito prefeito em novembro do ano passado. A polícia só relevará a causa da morte após necropsia, mas a televisão local especula possível suicídio, o jornal La Prensa afirma que o ex-atleta foi encontrado com um ferimento a bala no peito. O prefeito pugilista tinha 57 anos.

Dono dos cinturões de peso pena mundial pela WBA em 1974 à 1977, super-pena WBC de 1978 até 1980 e leve também pelo WBC entre 1981 e 1983, com esses feitos o boxeador sul-americano foi o sexto em toda história a obter três cinturões em categorias diferentes.

A revista Ring Magazine o aponta como o 20° maior pegador da história e conta com 82 vitórias, sendo 65 pela via rápida, 8 derrotas das quais 4 foram por nocaute e nenhum empate. Sua carreira profissional iniciou em 1968 e se estendeu até 1995. Entre suas principais vitórias estão nomes como Bobby Chacon, Rafael “Bazooka” Limon, Ruben Castillo, Ray Mancini, Aaron Pryor, Ruben Olivares e Diego Alcala.

Conhecido como "Magrelo Explosivo" entrou para o Hall da Fama do Boxe em 1992 e hoje o local está com suas bandeiras a meio-mastro. No ano passado ele carregou a bandeira da Nicarágua nos Jogos Olímpicos de Pequim.



Na política Arguello foi contra os sandinistas na década de 1980, porém entrou para o partido Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) recentemente e saiu vitorioso nas eleições para a capital nicaragüense ano passado. Sua popularidade foi fator predominante em sua vitória sobre o rival Eduardo Montealegre.

A origem do Sandinismo se deu quando Augusto César Sandino formou um exército de camponeses para combater os latifundiários e a intervenção militar estadunidense em seu país entre 1927 à 1933. O líder revolucionário acabou traído pelo ditador Anastasio Somoza e morto em 1934.

Na década de 70 guerrilheiros que combatiam Anastasio Somoza (filho) assumiram o legado de Sandino, passaram a se chamar sandinistas em sua homenagem e formaram o partido que abrange comunistas, social-democratas e liberais radicais.

Melhores momentos de Alexis Arguello