sexta-feira, 10 de julho de 2009

Torneio de Super-médios 2009

Showtime quer descobrir quem é o rei na categoria

“Surpreendente novidade no boxe” foi assim que a Showtime alertou a mídia sobre sua iniciativa na coletiva de imprensa no Madison Square Garden em Nova York na tarde de segunda-feira. A empresa que promove embates da nobre arte anunciou um campeonato na categoria dos super-médios para descobrir um “quem é quem?”.

Estarão presentes os campeões Carl Froch (25-0, 20 KO’s), Mikkel Kessler (41-1, 31 KO’s), Arthur Abraham (30-0, 24 KO’s) Jermain Taylor (28-3-1, 17 KO’s), Andre Ward (19-0, 12 KO’s) e Andre Dirrel (18-0, 13 KO’s).

O torneio vai ter nove lutas preliminates e passará para semifinais e então, final. O evento tem início em 10 de outubro com previsão de termino para acabar em maio ou junho do ano que vem. Independente do resultado todos os combatentes lutarão entre si valorizando a contagem de pontos. Conforme o contrato as defesas de título obrigatórias não podem interferir no andamento do torneio.

No primeiro dia está previsto combate entre Froch e Dirrell em solo inglês e Abraham encontra Taylor na Alemanha. Alguns lutadores que estão bem cotados, porém ficaram fora dessa disputa são o romeno Lucian Bute (24-0, 19 KO’s), o mexicano Librado Andrade (28-2, 21 KO’s) e o estadunidense Allan Green (28-1, 20 KO’s).

Conheça os participantes

Carl Froch

Foto: Carl Froch - Getty Images

Carl Froch é campeão mundial pelo World Boxing Council dos super-médios, está invicto em 25 lutas, já derrotou o canadense Jean Pascal (23-1, 15 KO’s) e conta com um nocaute técnico sobre Jermain Taylor, também membro do torneio.

Representando a Inglaterra, Carl Froch busca ser o atual grande nome do país que desde a aposentadoria de Joe Calzaghe, a derrota de Ricky Hatton para Manny Pacquiao e a mudança de cruzador para pesado de David Haye tem uma torcida órfã de um ídolo tão querido em suas terras quanto Calzaghe, Sir Henry Cooper, Ken Buchanan e Lennox Lewis. Froch conhecido como "O Cobra" quer oportunidades contra Mikkel Kessler, Bernard Hopkins e Kelly Pavlik.

Mikkel Kessler

Foto: Mikkel Kessler / Divulgação


Mikkel Kessler (41-1, 31 KO’s), o “Guerreiro Viking” da Dinamarca é dono da coroa dos super-médios da World Boxing Association e já foi dono da versão da WBC, mas a perdeu para o invicto e lendário Joe Calzaghe em 2007.

Em seu currículo conta uma vitória sobre o forte Librado Andrade. Após a derrota para o britânico, Kessler busca a chance de ser o senhor absoluto da categoria e o torneio é sua grande oportunidade.

Jermain Taylor

Foto: Jermain Taylor / Will Hart

Jermain Taylor já foi campeão indisputável dos médios e para isso derrotou Bernard Hopkins em 2005, um dos melhores lutadores da atualidade independente do peso, também já bateu Cory Spinks, William Joppy e Kassim Ouma.

Em 2007, Kelly Pavlik tirou-lhe os títulos de médios da WBC, WBO e Ring Magazine com um nocaute técnico e em uma revanche no ano seguinte Taylor continuou de mãos vazias após decisão unânime favorecendo o “Fantasma”. A sua volta triunfal aconteceu quando superou um amigo e colega de quarto nos Jogos Olímpicos de Sidney em 2000. O companheiro de tempos antigos era Jeff Lacy e a luta terminou em decisão unânime para Taylor, o que determinou quem subiria no mundo do boxe.

O boxeador estadunidense foi o único a impor um knockdown à Carl Froch, porém este o derrotou por TKO na mesma luta. Conhecido como “Bad Intensions” (Má Intenções, em tradução livre), Taylor terá sua revanche contra o inglês Froch e após superar os outros participantes poderá ter mais uma chance contra Kelly Pavlik, a assombração de sua carreira.

Arthur Abraham

Foto: Arthur Abraham

Atual campeão dos médios pela International Boxing Federation, invicto com vitórias sobre o colombiano Edison Miranda - em duas oportunidades - e outras convincentes apresentações sobre Raul Marquez do México, Sébastien Demers do Canadá e Khoren Gevor da Armênia, Arthur Abraham decidiu subir de categoria para encarar o desafio da Showtime.

Nascido na Armênia e naturalizado alemão, Abraham mostrou que pode suportar muito bem a dor, tanto que sua primeira vitória sobre Miranda foi com duas fraturas na mandíbula. O apelido “Rei Arthur” baseado no mitológico rei britânico faz jus tanto que sua mão tem a pegada da espada Excalibur empunhada pelo personagem nas histórias. Abraham fará sua primeira luta em casa contra Jermain Taylor.

Andre Ward

Foto: Andre Ward / AP Photo


Herói olímpico e promessa estadunidense do boxe são duas características que definem Andre Ward da Califórnia. No amadorismo foi campeão olímpico nos jogos de Atenas em 2004 na categoria dos peso meio-pesados (até 81 kg). No profissionalismo entrou em dezembro do mesmo ano e há dois meses derrotou por decisão unânime o “Pantera” Edison Miranda.

Andre Dirrell

Foto: Andre Dirrell / Ap Photo - Ingrid Barrentine

Andre Dirrell conquistou bronze na categoria dos médios nos Jogos de Atenas em 2004, porém o menos experiente do sexteto tendo iniciado sua carreira em 2005 e seu cartel ainda precisa de um nome reconhecido no esporte apesar de ter batido em suas últimas quatro lutas oponentes que a primeira vista tem cartéis respeitáveis. Seu primeiro oponente no torneio será Carl Froch. Por ser o que menos se apresentou, os outros combatentes não tem muito material seu para avaliar e pode surpreendê-los no ringue ou também pode acabar sendo vítima de Abraham, Taylor, Kessler e Froch que são mais experientes.