quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Olimpíada de Londres terá boxe feminino

Lucia Rijker



O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou hoje o ingresso do boxe feminino entre as modalidades a serem disputadas nos Jogos Olímpicos de 2012 com sede em Londres na Inglaterra.

A versão feminina terá 3 categorias, enquanto, a masculina apresentará dez divisões de peso – na China eram onze e ainda não foi definida qual grupo será eliminado –. A medida é a maneira que o COI encontrou para que homens e mulheres participem de todas as modalidades do evento.

O Ministro dos Esportes da Grã-Bretanha Gerry Sutcliffe exalta a novidade e declarou à BBC: “Essa mudança dará uma injeção de confiança à modalidade”. Sobre a inclusão da ala feminina na disputa o COI explica em seu site: “A decisão foi o reconhecimento de que o boxe feminino obteve progresso substancial em universalidade e qualidade técnica das atletas desde que a diretoria executiva analisou a disciplina pela última vez em 2005”.

Entretanto, alguns setores da sociedade já se mostram contra a decisão. A Associação de Médicos Britânicos (BMA) considera a inclusão do boxe feminino nos Jogos de Londres uma escolha que “motiva mais pessoas a aderir um esporte perigoso”. A mesma organização ressalta que acima da questão sexual há o risco de hemorragias cerebrais além de ser uma ameaça de sérios problemas para olhos, ouvidos e nariz.

Apresentado como esporte de exibição nos Jogos de 1904 em St Louis, E.U.A, o boxe feminino foi marginalizado no século XX até recentemente quando começou a ser melhor aceito pelo público em decorrência do trabalho feito por atletas sérias que mostraram uma imagem diferente de estereótipos vinculados as atletas. O filme Menina de Ouro (2004) mostrou nos cinemas a realidade dessas atletas.