sábado, 1 de agosto de 2009

Ratinho faz luta preparatória hoje para disputa de cinturão Latino

Super-médio brasileiro ambiciona coroa dos meio-pesados WBA Fedebol.


Ratinho / Round 13

O super-médio Ratinho (14-0-1, 13 KO’s) campeão brasileiro pela Confederação Nacional de Boxe luta hoje contra Humberto Conceição (0-7-1) em combate previsto para 6 assaltos na cidade de Poços de Caldas em Minas Gerais após mais de quase 11 meses afastado das disputas.

Dado o Currículo de Conceição, Marcus Oliveira, o “Ratinho” sobe no ringue para desenferrujar e não ficar parado por muito tempo o que é prejudicial para qualquer atleta e a contenda com Conceição serve de aquecimento para a disputa do cinturão dos médios Fedebol da Associação Mundial de Boxe contra Gerardo Soria (17-7, 9 KO’s) no dia 22 de agosto.

Soria uruguaio que agora reside em nosso país derrotou em suas duas últimas apresentações os brasileiros Claudionor Santana e Sergio Do Valle, sua última derrota foi para o canadense Jean Pascal em 2005 e sua estréia foi em 1997 contra o mesmo Humberto Conceição que luta hoje contra Ratinho.

O uruguaio está listado no site Boxrec.com como pertencente a categoria dos cruzadores (90,7 kg), enquanto, Ratinho sobe de super-médio (76,2 kg) para meio-pesado (79,3 kg), portanto Soria terá de passar por uma dieta sofrida, porém sua pegada de peso superior pode influenciar no andamento do combate. Ratinho tem a seu favor o fato de já estar próximo a sua categoria e também o ritmo de apresentações já que o rival passa grandes períodos afastado do tablado.

Luiz Carlos Gonzales acredita que a luta do dia 22 pode abrir as portas de disputas internacionais maiores valendo títulos da própria AMB e também Federação Internacional de Boxe, Conselho Mundial de Boxe e Organização Mundial de Boxe. Também vale lembrar as gordas bolsas no exterior e a necessidade de um novo nome de destaque para o pugilismo nacional.

No cenário brasileiro Gonzales encontra dificuldades para fechar lutas, para ele emissoras de televisão pedem quantias exageradas para transmitir os eventos assim como promotores que pedem “um rio de dinheiro” de prefeituras e pouco investem. Outra falha para o empresário é o fato de Ratinho não encontrar desafiantes para seu cinturão nacional da CNB, o que para ele confirmaria sua posição de “melhor boxeador do Brasil”.

Um desejo de Ratinho e seu representante é enfrentar o campeão da Confederação Brasileira de Boxe Jovenil Maciel (12-4-2, 9 KO’s), mas segundo a dupla este pede a quantia de R$ 8 mil para lutar contra Ratinho, uma quantia considerada alta por Luiz Carlos Gonzales. Outras lutas boas para Ratinho em solo nacional seriam combates contra Ismael Bueno, Mohammad Said e Joilson Gomes, campeão AMB Fedebol dos super-médios.