domingo, 30 de agosto de 2009

Rigondeaux enfrenta brasileiro em Miami



Giovanni Andrade tem chance de disputar cinturão regional AMB



Por conta própria o brasileiro Giovanni Andrade (60-11-0, 49 KO’s) tem como próximo oponente o cubano Guillermo Rigondeaux (2-0-0, 2 KO’s) no dia 18 de setembro no Hotel Fontainbleau em Miami, Flórida, E.U.A. Existe a probabilidade de um título regional da categoria super-galo (55,3 kg) da Associação Mundial de Boxe estar em jogo.

Ativo há 16 anos, Andrade tem uma vasta experiência no profissionalismo. Já boxeou até o 12° round e participou de uma disputa de cinturão mundial quando desafiou o estadunidense Johnny Tapia pela coroa dos super-moscas da OMB em 1996, infelizmente para o torcedor brasileiro acabou derrotado por um nocaute técnico no segundo assalto.

Guillermo Rigondeaux só lutou até o 3° round em sua luta mais longa, tendo superado seus dois adversários nos ringues profissionais por nocaute técnico. Ao todo participou de 4 rounds, enquanto Andrade já esteve em 325. O seu currículo como amador apresenta a possibilidade de converter esse sucesso para os ringues em busca de fama e dinheiro. Bi-campeão olímpico (2000 Sydney e 2004 Atenas), bi-mundial (2001 Belfast e 2005 Manyang) e Pan-Americano (2003 Santo Domingo).

O seu domínio no começo da década na categoria dos galos faz com que o público espere grandes feitos do atleta, enquanto, Andrade pode ter neste combate sua última luta importante ou acabar servindo de escada para o refugiado da ilha dos irmãos Castro.

O corner de Rigondeaux terá a presença do treinador Freddie Roach, melhor da atualidade que também trabalha com Manny Pacquiao. Para o site Liga Paulista de Boxe, a escolha de alguém com o cartel de Andrade serve para alavancar a carreira do prospecto e aumentar suas chances de disputa de cinturão mundial.