domingo, 27 de setembro de 2009

Árbitro interrompe luta e Vitali Klitschko vence por nocaute técnico

Chris Arreola perde invencibilidade e chora no ringue.


Arreola (esq.) x Klitschko / AP Photo - Jae C. Hong




A expectativa para um combate entre o campeão dos peso-pesados do Conselho Mundial de Boxe Vitali Klitschko (38-2, 37 KO’s) e o invicto Chris Arreola (27-1, 24 KO’s) era de um nocaute dado o índice de adversários derrubados por ambos, porém, o árbitro optou por interromper um show equilibrado, limpo e violenta no intervalo entre o 10° e 11° assalto favorecendo o dono do título na madrugada de sábado no Staples Center em Los Angeles, Califórnia.

“Nightmare” (Pesadelo) Arreola conseguiu encurtar a distância durante o combate, apresentou uma boa defesa, não acusou os golpes recebidos e castigou a linha da cintura do oponente que regressava ao seu córner cada vez mais fadigado, o desafiante de 28 anos era uma década mais novo e mesmo “gordinho” apresentava melhor condicionamento físico, por outro lado, Klitschko, o “Dr. Ironfist” (Dr. Punho-de-Ferro) lutou com a esquerda baixa e a usava seus jabs para castigar o nariz do estadunidense, o que causou o sangramento que interrompeu a luta.

Arreola tinha a chance de recuperar a coroa dos pesados para os E.U.A e contava também com o apoio da torcida – boa parte formada por descendentes de mexicanos como ele -, porém com a decisão do mediador não perdeu apenas sua oportunidade de ouro, mas teve seu ego ferido ao ver a primeira derrota de seu cartel e chorou protagonizando uma das cenas mais melancólicas do esporte em 2009.

Quando assinaram o contrato para o combate já era preestabelecido que caso Arreola vencesse teria de conceder uma revanche e se mesmo assim passasse pelo ucraniano deveria enfrentar seu irmão Wladimir Klitschko, campeão dos pesados da Federação Internacional de Boxe e da Organização Mundial de Boxe. Chris Arreola foi o adversário que mais pressionou Klitschko que em suas derrotas para Lennox Lewis (2003) e Chris Byrd (2000) levava vantagem até sofrer um corte e perder por nocaute técnico.

O Córner do Leão parabeniza o canal ESPN Brasil e os profissionais envolvidos na programação por fornecer ao telespectador e fã de boxe um espetáculo de qualidade.