sábado, 5 de setembro de 2009

Bison, o maior boxeador dos games

M. Bison em Street Fighter IV / Divulgação



Lutar contra Bison foi o desafio da infância de muitos


Eu tinha entre 9 ou 10 anos, o Super Nintendo chegou em casa e eu só superava os outros em partidas de telecatch ou “beat ‘em up’s” (jogos no qual o objetivo era brigar com uma gangue inteira). Mas, no Street Fighter II (1991) eu apenas engatinhava e naquela época todo mundo brincava com esse game. Sempre que o aviãozinho pousava nos E.U.A pela terceira vez, eu sabia que começava meu tormento e por isso passaram vários meninos daquela época – O mundo dos games ainda era muito masculino –.

O verbo “Brincar” não mostra a seriedade que aquelas lutas virtuais tinham para nós, definiam quem era o “machinho-alfa” da rua, prédio, condomínio e para dominar os campeonatos contra os amigos, o treino era feito em casa e o computador servia de sparring. Passar pelos esquisitões Zangief, E.Honda, Dhalsim e Blanka era fácil, e até os mocinhos Ryu, Ken, Chun-Li e Guile não era nenhuma tarefa extraordinária, porém o terror era quando vinha “o negão”.



Os criadores Yoko Shimomura e Isao Abe aproveitaram a idéia de “Mike” (foto ao lado) de Street Fighter (1987), um boxeador fora do circuito profissional que matou um rival no ringue e então este serviu de protótipo para M. Bison, uma paródia do pugilista Mike Tyson, campeão mais novo dos peso-pesados dotado de um cartel repleto de nocautes e uma vida pessoal com muitos escândalos. Repare no corte de cabelo de ambos.


Bison nos E.U.A foi rebatizado Balrog, trocaram o nome de três vilões da série para evitar qualquer processo pela parte de Iron Mike e assim ele ficou conhecido entre muitos fãs da série. Na história desenvolvida por Shimomura e Abe o pugilista oriundo do gueto buscava o “sonho americano” pelo caminho rápido e para isso se associou ao crime organizado.


Mike Tyson


Apesar de não ter uma “magia” entre seus golpes como a bola de fogo de Ryu e Ken, os socos já castigavam o oponente e o fato de não ser selecionável na primeira versão do game dificultava porque não podia ser estudado pelo jogador. Muitos controles e máquinas de árcade foram agredidos quando aparecia a frase “You Lose!” e o Tyson virtual mostrava o seu sorriso banguela.

Outros boxeadores surgiram nos jogos de luta que vieram após o sucesso de Street Fighter, e todos esses seguiam o padrão de Bison, o pugilista negro que matou um adversário nos ringues e partiu para o circuito clandestino de lutas, porém nenhum superou Bison e derrotá-lo era uma grande vitória para muitos garotos, só que depois dele vinha Balrog (Vega), Sagat, Veja (M.Bison) – os nomes alteravam na versão estadunidense – e os olhos ficavam vidrados na tela como se fosse uma partida de futebol contra os meninos de outra rua ou outro clube.

A versão mais recente do game é Street Fighter IV (2008). Com gráficos 3D, mantém o mesmo estilo de jogabilidade e é interessante ver como o pugilista se sai contra lutadores de outras modalidades usando socos para se defender de chutes e até choques elétricos.


M. Bison / Daigo Ikeno - Capcom


Bison na versão estadunidense de SF IV