sábado, 19 de setembro de 2009

Rigondeaux acaba com catimba de Giovanni Andrade

Guillermo Rigondeaux

Brasileiro tentou resistir e até provocou, mas caiu no 3° assalto.


Giovanni Andrade (60-12, 49 KO’s) tem muita experiência e já enfrentou oponentes de qualidade nos ringues, mas hoje pode ser chamado de “journeyman” como dizem os estrangeiros sobre os lutadores que tem uma carreira balanceada entre vitórias e derrotas e não vislumbram um título grande no horizonte. Hoje, após muito provocar caiu vítima de um golpe na linha da cintura desferido pelo cubano Guillermo Rigondeaux (3-0, 3 KO’s), “O Chacal”, em combate realizado em Miami.

O vencedor da disputa lutava praticamente em casa, pois a cidade com tantos imigrantes cubanos parece uma Havana capitalista, e isso o fez sentir mais seguro, outro fator psicológico que pode ter entrado em ação foi o fato de sua fuga frustrada nos Jogos Pan Americanos no Rio de Janeiro e a maneira que as autoridades brasileiras o devolveram para a ilha dos irmãos Castro onde ficou fora dos ringues e acabou perdendo até sua identidade.

Rigondeaux que foi treinado por Freddie Roach – considerado o melhor técnico da atualidade – dominou desde o inicio e acuou o brasileiro, enquanto este tentava disfarçar seu receio com provocações infantis durante o combate todo chegando até a zombar do juiz quando foi aberta contagem no 2° round.

No 3° assalto o bi-campeão olímpico Rigondeaux colocou uma potente bomba na linha de cintura de Andrade e este foi ao chão sem ar e do chão o pugilista baiano avisou ao árbitro que não retornaria, acabaram ali as mínimas esperanças do azarão brasileiro e também suas palhaçadas.

Roach afirma que seu pupilo deve lutar pelo título já em sua próxima luta que será a quarta de sua carreira, porém será que Bernard Dunne (AMB), Toshiaki Nishioka (CMB), Celestino Caballero (FIB) ou Juan Manuel Lopez (OMB) aceitarão esse desafio e será que as ligas também concordaram com a idéia do técnico.

Giovanni Andrade tem marcada uma apresentação em São Paulo em 24 de outubro contra Juan Carlos Cejas (11-28-3) da Argentina na qual traz todo seu show de humor do boxe para o país. E assim a vida de ambos segue como esperado.


Giovanni Andrade