sábado, 14 de novembro de 2009

Pacquiao e Cotto fazem o maior evento esportivo deste sábado

Luta pode entrar para o Hall da Fama


Pacquiao x Cotto / Chris Farina - Top Rank


O MGM Hotel, em Las Vegas, promoverá na noite deste sábado o principal duelo de boxe do ano. O filipino Manny Pacquiao (49-3-2, 37 KO’s) encara o porto-riquenho Miguel Cotto (34-1, 27 KO’s) pelo cinturão dos meio-médios (até 66,6 kg) e a oportunidade de enfrentar o invicto Floyd Mayweather no ano que vem.

Cotto, 29, vem da categoria dos meio médios, sabe utilizar sua força no ringue, ataca muito bem a linha da cintura e tem como golpe principal o gancho de esquerda. O índice de nocautes comprova seu poder de fogo, mas a derrota para Antonio Margarito não lhe custou apenas o cinturão de meio-médios da Associação Mundial de Boxe, mas também sua invencibilidade.

Além do brasileiro Kelson Pinto, Cotto com sua força e versatilidade já bateu outros nomes expressivos do esporte pela via rápida como Paulie Malignaggi, Zab Judah, Sugar Shane Mosley e o Contender Alfonso Gomez. A vitória sobre o filipino o manterá no primeiro escalão do boxe e lhe tornará campeão mundial novamente. Sobre a luta de hoje afirma: “Pacquiao nunca enfrentou alguém tão forte quanto eu”.

Velocidade e raciocínio rápido serão as armas de Pacquiao nesta noite na cidade dos cassinos. Herói nacional das Filipinas já foi campeão dos moscas, super-galos, super-penas, super-leves e leves e agora busca se igualar no número de categorias que foi campeão a Thomas “Hitman” Hearns, Sugar Ray Leonard, Oscar De La Hoya e Floyd Mayweather. Há 10 combates sem perder teve seu último revés em 2005 para o mexicano Eric Morales, mas em outras duas lutas o superou pela via rápida e além dele bateu também Jorge Solis, Marco Antonio Barrera, Juan Manuel Marquez, David Diaz, De La Hoya e Ricky Hatton.

Dada a qualidade dos dois atletas a apresentação de hoje tem os elementos necessários para entrar na história do esporte e figurar no Hall da Fama e livros ao lado de combates como os protagonizados por Muhammad Ali x Joe Frazier, Sugar Ray Robinson x Jake Lamotta, Roberto Duran x Sugar Ray Leonard, Éder Jofre x Jose Medel e Evander Holyfield x Muhammad Qawi.