quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Primo Carnera 2.1

Nikolai_Valuev / Oleg Zotov


“Em geral, o público supõe que os homens de grandes proporções são os mais indicados para triunfar no ‘ring’, para ‘esmagar’ os adversários. É um equívoco”. O escritor Ernani Nogueira tem um capítulo inteiro em seu livro Box voltado aos gigantes de luvas como os campeões mundiais dos pesados Primo Carnera (1906-1967) da Itália e o russo Nikolai Valuev que perdeu a coroa da Associação Mundial de Boxe no sábado passado.

Nikolai Valuev é o maior lutador a ter a coroa dos pesados, mede 2,13m e pesa 140 kgs, enquanto, Carnera com seus 1,97m e 125 kgs foi considerado um gigante para os padrões do início do século XX e seria visto da mesma maneira atualmente.

Nogueira relata o seguinte sobre pugilistas desse tipo: “de quando em quando, surge como boxeador, um gigante. Pelo seu tamanho, chama a atenção, transforma-se logo em uma atração. Os empresários escolhem adversários adequados para ele e inicia-se uma carreira triunfal. É apontado como um futuro campeão mundial, mas um belo dia, todas as esperanças se desfazem, com um fracasso espetacular do gigante, surpreendentemente posto knock-out”.

As carreiras de ambos possuem semelhanças, suas mais impactantes derrotas foram pra homens de estrutura muito menor e seus combates na maioria das vezes eram escolhidos para favorecê-los. Carnera dono de 88 vitórias, 72 por nocaute, 14 derrotas e nenhum empate tem uma contraparte fictícia no filme A Trágica Farsa (1956) que mostra Humphrey Bogart como um aposentado cronista de boxe envolvido ao lado de inescrupulosos empresários numa farsa para enganar um lutador ingênuo e fazê-lo ascender como campeão mundial. Entretanto, em seu currículo constam nomes como Tommy Loughran, Paulino Uzcudun, Ernie Schaaf e Jack Sharkey - de quem tirou o cinturão dos pesados - boxeadores reconhecidos naquela época.

Primo Carnera


Ao analisar o currículo de Valuev (50-2, 34 KO’s) é visível que nunca enfrentou um dos irmãos Vitali e Wladimir Klitschko – atuais potências da categoria –, teve dificuldades para superar o veterano estadunidense John Ruiz, obteve uma vitória sobre o lendário Evander Holyfield em dezembro do ano passado muito questionada tanto por mídia quanto público e em seu encontro com Ruslan Chagaev há 2 anos perdeu a coroa da AMB pela primeira vez. Com exceção de superar o ucraniano Taras Bidenko (2002) – que até então tinha apenas 3 lutas – os outros nomes de seu currículo não possuem muita expressividade nos ringues.

Os “Davis” nas vidas desses dois gigantes europeus foram Max Baer (1909 – 1959) e David Haye. O primeiro, conhecido como “Arlequim do Boxe” por seu jeito brincalhão e falastrão foi muito mais que o playboy do boxe e figura entre os principais pegadores da história, tanto que conseguiu 11 knock downs sobre Carnera e o venceu por nocaute técnico no 11° assalto em um encontro programado para 15 giros. O britânico David Haye não foi brilhante como o nocauteador estadunidense, porém derrotou seu gigante adversário por decisão majoritária após 12 assaltos.

Nikolai Valuev é a encarnação de Primo Carnera no século XXI, mas com menor habilidade, pois para alguns cronistas Carnera é subestimado. Agora poderemos ver se a história do russo terá um desfecho semelhante à do seu “ancestral” na qual o último capítulo no ringue foi escrito nas apresentações de telecatch. Estaria Valuev fadado a se tornar uma alegoria do circo da luta-livre profissional?

Carnera (campeão) x Baer - 14/06/1934 - VT Compacto ESPN