quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Conterrâneos de Joe Louis querem erguer estátua para o ídolo

Joe Louis


Os moradores de LaFayette, no Alabama, se uniram para erguer uma estátua em homenagem a um dos maiores pugilistas de toda história, o ex-campeão dos pesados Joe Louis (1914 – 1981). Seus conterrâneos ao longo de três anos conseguiram arrecadar US$ 60 mil – aproximadamente R$ 108 mil – para uma obra em bronze de 2,5 metros.

Para o idealizador do projeto James Hardy a estátua vai reparar um erro, pois o boxeador é associado apenas à Detroit, em Michigan, onde tem um estádio com seu nome e não ao local que nasceu e passou a infância. Joe Louis tem um dos melhores cartéis do esporte com 66 vitórias, 3 derrotas e 52 nocautes.

Louis sagrou-se campeão ao bater “O Homem Cinderela” James J. Braddock, foi um dos principais heróis americanos no período da 2° Guerra quando derrotou o lutador escolhido pelo regime nazista Max Schmeling da Alemanha em uma revanche. Manteve o cetro por 9 anos e após bater Joe Jersey Walcott abandonou os ringues para voltar e perder para o novo campeão Ezzard Charles.

Além da derrota para Charles, e uma antes de se tornar campeão para Schmeling, outro revés marcou seu fim de carreira definitivoamente após regressar da aposentadoria. Em sua última luta foi batido por nocaute técnico por Rocky Marciano, um de seus maiores fãs que depois de superar seu herói chorou no vestiário.

A terceira idade foi melancólica para Joe Louis, morreu em decorrência do abuso de drogas, ficou em precária situação financeira após sua fortuna ter sido levada pelo imposto de renda americano, e terminou com um emprego e um quarto no cassino Caesar Palace em Las Vegas por intermédio de Frank Sinatra. Outro amigo seu foi o traficante de novaiorquino Frank Lucas, interpretado por Denzel Washington no fime Gangster Americano – uma amizade que pode explicar alguns de seus hábitos –.

O jornalista Gay Talese, um dos precurssores do jornalismo-literário escreveu um perfil sobre o lendário pugilista, “Joe Louis: O Rei na Meia-Idade”, falando do seu hábito de assistir televisão que beirava o vício, sua paixão pelo golfe e a relação com suas esposas e os negócios. O trecho abaixo do perfil está no livro Fama & Anonimato:

“Assim, foi uma agradável surpresa descobrir que Joe atuava como um sagaz homem de negócios em Nova York, um negociador astuto, um homem com um senso de humor bastante sutil. Por exemplo, quando íamos tomar o avião no aeroporto Idlewild para Los Angeles e tive de trocar minha passagem classe turística por outra de primeira classe para sentar junto de Joe, perguntei a ele em tom indiferente como as companhias aéreas justificavam os 45 dólares que cobravam a mais pela primeira classe. 'As poltronas da primeira classe ficam na parte da frente do avião', disse Joe Louis, 'por isso você chega a Los Angeles mais rápido'.”



Errata: Conforme apontado por André Cardoso, Louis se aposentou após bater Walcott.