sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Decisão do título mundial dos meio-pesados da AMB está sob análise

Gabriel Campillo / Divulgação


No sábado Belbuit Shumenov bateu o recorde de pugilista com menos lutas profissionais a conquistar um título mundial ao bater por decisão dividida o espanhol Gabriel Campillo, em Los Angeles, em combate válido pela coroa dos meio-pesados da Associação Mundial de Boxe. O pugilista que tem apenas dez combates no currículo pode perder o título e o recorde após a análise que está sendo feita do vídeo da apresentação pela comissão da AMB.

A imprensa espanhola acusa que o resultado à favor do cazaque foi arranjado e até usou de termos como “roubo” e “vergonha” em seus noticiários. “Toda a controvérsia deve ser analisada com muita discrição pra não afetar as partes interessadas”, pronunciou o vice-presidente executivo da AMB, Gilberto Jesús Mendonza.

O venezuelano Mendonza acredita que a Associação definirá sua colocação em quinze dias, e descarta a possibilidade de uma nova luta. Os árbitros Patricia Jarman e Jerry Roth apontaram 117-111 e 115-113, respectivamente, favorecendo o cazaque, enquanto, Campillo recebeu o placar de 117-111 de Levi Martinez.

O combate era uma revanche, Campillo defendeu o cinturão contra Shumenov em Agosto de 2009. Se a decisão for revertida o recorde de pugilista com o menor número de combates a arrematar uma coroa mundial volta para Michael Spinks que em 1981 fazendo sua 17° luta faturou o mesmo título disputado por Campillo e Shumenov ao bater Eddie Mustafa Muhammad.


Belbut Shumenov / Divulgação