sábado, 6 de fevereiro de 2010

E aí, Holyfield?

Evander Holyfield / Divulgação


Na enquete sobre a possibilidade de Evander Holyfield conquistar o cinturão dos peso-pesados aos 47 anos, 11 leitores do blog participaram, destes 3 acreditam que deve conseguir essa marca, enquanto, 8 não esperam que o “Real Deal” bata o recorde de campeão mundial de boxe mais velho da história ostentado hoje por George Foreman que arrematou seu título aos 45 anos em 1994 ao bater Michael Moorer em luta válida pelas coroas da AMB e FIB.

Nenhum dos votantes optou pela aposentadoria de Holyfield. Apesar do pequeno número de leitores que expressou sua opinião é notável ver como esse velho guerreiro ainda tem capacidade para subir no ringue como foi mostrado em dezembro de 2008, em uma luta pelo título da AMB no poder de Nikolay Valuev, na qual superou o gigante russo, mas foi prejudicado pela arbitragem.

Nessa mesma luta se comparada com a apresentação do britânico David Haye que destronou o russo ano passado e agora é o atual campeão da AMB, Holyfield lutou melhor que o súdito da Rainha Elizabeth frente ao golias do leste europeu. O que mostra também que se Haye quer seguir os passos do “Real Deal” subindo de uma trajetória bem sucedida entre os cruzadores para os pesados terá de se esforçar mais.

Hoje com os avanços nas ciências a prevenção e recuperação dos atletas faz com que eles durem mais tempo e se foi possível para Archie Moore e Jersey Joe Walcott se apresentarem em bom nível após os 35 anos nas décadas de 1950 e 1960, porque não dar uma chance ao Holyfield? Ele pode servir como um embaixador do boxe e chamar o público. Romário no futebol se aposentou em uma idade considerada avançada (42 anos), mas nunca deixou de ser uma atração para os torcedores do mesmo jeito do elenco atual do Corinthians com jogadores com idades acima da média.

Quanto aos riscos que o esporte traz, bom, creio que Holyfield sabe disso mais do que nós.