quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Hopkins terá revanche contra Roy Jones Jr.

Roy Jones Jr. / Divulgação


No dia 22 de maio de 1993, o então invicto Roy Jones Jr. bateu por decisão unânime Bernard Hopkins em 12 assaltos em combate válido pelo cinturão vago dos médios da Federação Internacional de boxe. Quase 17 anos depois ambos decidem se encontrar novamente no quadrilátero.

Até dezembro a condição para o combate ocorrer era que Jones Jr. e Hopkins deveriam ganhar seus respectivos combates com adversários considerados inferiores, o segundo conseguiu, já aquele que foi tido como o melhor da década anterior não. Entretanto, os antigos rivais decidiram realizar a revanche no dia 3 de abril, no Mandalay Bay Resort & Casino, em Las Vegas, nos E.U.A.

“Uma revanche contra Roy está na minha mente há muito tempo e, finalmente, vai acontecer. Conquistei muito em minha carreira desde aquela noite de 1993 e vou terminar esta pendência entre mim e Roy de uma vez por todas”, afirmou Hopkins, em um comunicado. Hopkins já foi campeão mundial dos médios e meio-pesados e recebeu os prêmios da Ring Magazine de melhor lutador independente de peso entre 2004 e 2005, e também de lutador do ano de 2001.

Bernard Hopkins tem 45 anos e um cartel com 50 vitórias, 5 derrotas, 1 empate e 32 nocautes. Em dezembro bateu Enrique Ornelas por decisão unânime em 12 rounds. Em seu currículo constam vitórias sobre Kelly Pavlik, Antonio Tarver, Winky Wright, Oscar de La Hoya e Felix Trinidad.

Roy Jones Jr. está com 41 anos e diferente de seu adversário tem sofrido uma queda em seu rendimento nos últimos anos. Em dezembro perdeu por nocaute técnico logo no 1° assalto para o australiano Danny Green.

Suas principais vitórias foram sobre James Toney, Montell Griffin e John Ruiz. Além de ter sido tido como o melhor dos anos 1990 foi campeão mundial dos médios, meio-pesados e pesados. Seu cartel é composto por 54 vitórias, 6 derrotas e 40 nocautes. Conforme a Ring Magazine seu melhor ano foi 1994.

A demora para a revanche ocorrer foi em razão da bolsa que será dividida ao meio entre ambos, porém em caso de nocaute o vencedor leva 60%. Essa luta pode ser considerada o fim para o derrotado e para o vencedor sobram alguns anos de carreira.


Bernard Hopkins / HBO