quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Pacquiao, o melhor da década

Manny Pacquiao - Issac Brekken AP


O filipino Manny Pacquiao de 31 anos foi considerado o melhor boxeador da primeira década do século XXI pela Boxing Writers Association of America (Associação de Cronistas de Boxe da América), na segunda-feira e também ficou com o título de melhor do ano de 2009.

Com uma carreira iniciada no profissionalismo em 1995, o asiático tem em seu cartel 50 vitórias, 3 derrotas, 2 empates e 38 nocautes. Hoje se apresenta na categoria dos meio-médios (66,7 kg) na qual é campeão pela Organização Mundial de Boxe, após ter superado o porto-riquenho Miguel Cotto em novembro do ano anterior.

Em seu currículo constam nomes respeitáveis como Ricky Hatton, Oscar de La Hoya, David Diaz, Marco Antonio Barrera, Jorge Solis e Erik Morales. Além da coroa dos meio-médios no passado se consagrou campeão em 6 categorias diferentes, o que lhe dá um total de 7 divisões de peso distintas.

Em março sobe ao ringue para encarar Joshua Clottey de Gana, enquanto, o público aguarda seu tão esperado encontro com Floyd Mayweather. Pacquiao afirma que receberá os prêmios pessoalmente no 85° jantar promovido pela entidade, no dia 11 de junho, em Nova York, nos E.U.A.

Com tantos feitos as Filipinas ganham mais um pugilista para entrar entre os grandes nomes da história do esporte. Entre 1923 e 1925 Pancho Villa foi o campeão mundial dos moscas ao destronar Jimmy Wilde e se tornou um dos grandes heróis para os antepassados de Pacquiao.



Pancho Villa / Topical Press Agency - Getty Images