sábado, 20 de março de 2010

W. Klitschko nocautea Chambers

Eddie Chambers (dir.) vs Wladimir Klitschko (esq.) / Lars Baron/Bongarts/Getty Images


As chances dos E.U.A recuperarem o cinturão mundial dos pesados tornaram-se ruínas com um cruzado de esquerda do campeão da OMB e FIB Wladimir Klitschko da Ucrânia na cabeça do desafiante “Fast” Eddie Chambers que culminou em nocaute faltando 14 segundos para o final, em Düsseldorf, na Alemanha.

O americano tinha como missão resgatar o título para a nação que exerceu o domínio no pugilismo por mais de um século e teve grandes nomes como Muhammad Ali, Joe Louis, Rocky Marciano e Jack Dempsey, porém o jovem não esteve a altura da tarefa.

Klitschko se apresentou de maneira eficiente com sua precisão robótica pela qual, entretanto, o faz pecar pela falta de criatividade sempre investindo em jabs e seus fortes diretos de direita – tanto que o cruzado no final surgiu como uma surpresa –. Antes do 12° e último round, seu técnico Emmanuel Stewart pediu um nocaute e cobrou iniciativa, pois antes havia avisado a imprensa que o combate não passaria do 8° assalto.

O europeu tem este estilo para se resguardar, suas três únicas derrotas foram sofridas por nocautes. Eddie Chambers de 23 anos e 10 mais novo que o adversário, bambeou no 4° giro após um direto de direita, mas nesta contenda mostrou um alto limiar de dor e persistência. Também apresentou catimba no intervalo do 9° para o 10° assalto quando teve de trocar a luva direita e aproveitou para ganhar tempo. Sua expectativa era surpreender o campeão com seu trabalho aeróbico mais trabalhado e nocauteá-lo.

O “Dr. Martelo de Aço”, como é conhecido Klitschko, abusou dos clinches e Chambers logo no início irritado com o agarramento o levantou acima de sua cintura e depois mais tarde na luta fez o mesmo aplicando uma queda parecida como as vistas em judô e luta-livre do mesmo modo que Rocky Balboa fez com Ivan Drago em Rocky IV (1984).

Com essa vitória Klitschko confirma sua força na divisão, mas mostrou o seu medo em receber um golpe em seu queixo de vidro e Chambers volta para o seu país sem o cinturão que seu povo tanto lhe cobrou.