sexta-feira, 30 de abril de 2010

Como protesto CMB proíbe mexicanos de lutar no Arizona


Em razão da aprovação da lei anti-imigração aprovada no Arizona, nos E.U.A., o Conselho Mundial de Boxe (CMB) e a Federação das Comissões de Boxe do México (Fecombox) decidiram que não será mais emitida autorização para mexicanos se apresentarem nos ringues do estado.

A lei sancionada sexta-feira passada pela governadora Jan Brewer do Partido Repúblicano prevê, entre outras medidas, que a polícia deve verificar o status migratório de quem despertar uma “suspeita razoável” de ser imigrante ilegal. Democratas e parlamentares hispânicos apontam que a medida pode conduzir a atitudes racistas.

“Vergonhoso, desumano e discriminatório”, é assim que Jose Sulaiman, presidente do CMB classifica a lei e a vê como uma violação do mesmo modo que foi o regime segragacionista do apartheid na África do Sul privilegiando brancos em detrimento de negros, hindus, mestiços e asiáticos.

A proibição da CMB passa a valer a partir do 1° de maio, mas respeitará contratos já fechados. Sulaiman espera que a Comissão Atlética do Estado do Arizona compreenda que a ação do Conselho tem em sua mira “políticos sem mente justa e sem respeito à igualdade humana”.