segunda-feira, 19 de abril de 2010

Edwin Valero comete suicídio em prisão

Edwin Valero / AFP


Astro esportivo venezuelano, o ex-campeão dos leves pelo Conselho Mundial de Boxe, Edwin Valero, cometeu hoje suicídio na prisão após ter sido preso pelo assassinato de sua esposa no dia anterior. O corpo do pugilista foi encontrado na cela pelas autoridades locais com indícios de enforcamento.

Conforme o chefe de Polícia Federal da Venezuela, Wilmer Flores, o boxeador usou suas próprias roupas para se enforcar, foi encontrado por outro detento com sinais de vida, porém não houve possibilidade de salvá-lo.

Valero foi conduzido a prisão por suspeita de ter assassinado Jennifer Carolina de Valero encontrada em um quarto de hotel com várias perfurações no domingo. O atleta descera a recepção do estabelecimento e confessara o crime ao seus seguranças.

O fato ocorreu por volta da 1h30 da madrugada no horário local. “Um preso que se encontrava em um local próximo escutou ruídos no interior da cela e chamou os policiais, que vieram e acharam o corpo do boxeador pendurado”, afirmou o chefe de Polícia Flores À VTV.

Problemas domésticos

Em março deste ano fora detido após ter agredido médicos e enfermeiros do hospital que cuidava de sua esposa internada com perfuração no pulmão e costelas quebradas. Sua advogada defende que nessa ocasião Jennifer havia sofrido um acidente caseiro.

Edwin Valero foi diagnósticado como dependente químico de álcool e drogas após esse episódio e teve de ser internado em uma clínica de reabilitação. Em 2007 as vítimas de seus rompantes de fúria foram sua mãe e irmã.

O garoto de Chávez

O peito exibia uma tatuagem da bandeira venezuelana com o rosto do atual presidente Hugo Chávez do qual Edwin Valero era um dos mais ardorosos defensores. Nos ringues sua pegada de nocauteador lhe renderam 27 vitórias todas pela via rápida sendo 19 no 1° round.

É interessante notar como pugilistas de diversas eras refletem a situação política de seus países e do mundo como Muhammad Ali e a luta pelos Direitos Civis nos E.U.A, James J. Braddock e a vitória do homem comum sobre o Crash de 1929 e o título mundial de Éder Jofre que mostrava a capacidade de ascensão social do cidadão brasileiro. Seria Valero uma analogia ao chavismo?