quarta-feira, 28 de abril de 2010

Museu do Boxe: Heróis Brasileiros que Batalharam no Madison Square Garden


Erroneamente o Córner do Leão reportou que Carlão “Açougue” Nascimento em 2009 foi o 1° brasileiro a se apresentar no tradicional Madison Square Garden, meca do pugilismo localizada, em Nova York, NY.

Outros atletas do país já tiveram essa glória de adentrar na mais histórica arena de boxe. O meio-médio Edmundo Furtado Leite (41-12-8, 15 KO's) que lutou de 1963 a 1974 se apresentou duas vezes no MSG em 1969, na 1ª bateu o porto-riquenho Ralph Correa por nocaute técnico no 6° assalto, na segunda oportunidade perdeu por decisão majoritária para um nome de maior estirpe de Porto-Rico, o lendário Carlos Ortiz.

Juarez de Lima (47-25-5, 4 KO's), atleta de muitos talentos, meio médio sergipano que residiu no Rio, viajou por diversos países e faleceu esquecido pelo público em São Paulo, foi um cidadão do mundo e também talhou seu nome na meca do pugilismo. Em uma carreira que foi de 1964 à 1979, teve uma derrota por decisão dividida para o americano rankeado Don Fullmer em 1969, mas no ano seguinte conseguiu uma vitória por pontos sobre Harold Richardson também dos E.U.A.

O paulistano Fernando Barreto que teve sua carreira se expandindo entre 1957 e 1966 mostrou seu talento no Madison Square Garden ao superar por pontos em 8° assaltos o local Vince Shomo em frente aos fãs, familiares e amigos deste em 1961.

Mineiro radicado em São Paulo, o pesado Luis Faustino Pires (28-11-1, 16 KO's) demonstrou o poderio de seus punhos ao nocautear Willie Burton e vencer por pontos Bill Drover em 1969, e também ao mandar pra lona Drover em uma revanche dois anos depois, porém na mesma temporada foi sua vez de encontrar a lona em suas aventuras no MSG, o autor do feito foi o imponente George Foreman, bi campeão mundial e que hoje é rico vendendo assadeiras.

Colaborou: André Cardoso.