sexta-feira, 7 de maio de 2010

35 anos em 15 rounds

Miguel de Oliveira / Foto: Ana Luisa Suzigan

A glória que Miguel de Oliveira trouxe ao Brasil deve ser considerada patrimônio nacional do esporte. Heróis não são apenas personagens históricos e folclóricos, mas também símbolo de um povo como afirma em seus textos o mitólogo Joseph Campbell, e Oliveira é um deles.

Há exatos 35 anos, este rapaz ede Lençóis Paulista (SP) nascido em 30 de setembro de 1947, criado em São Manoel por Lavradores, se sagrou campeão mundial ao bater o espanhol Jose Manuel Duran pelo título dos médio ligeiros na época que os rounds eram 15 e não 12 como hoje.

O livro Luzes no Ringue (1988) do cronista Henrique Matteucci conta essa passagem da história nacional pugilística: “... em 7 de maio de 1975, Miguel de Oliveira teve outra chance em Monte Carlo, onde foi para enfrentar o espanhol Jose Duran. Duran não era um qualquer. Era um craque. Alto, inteligente e hábil, subiu como franco favorito. Pouca gente acreditava em Miguel, mas ele, nesse dia, se superou. Deu uma surra em Duran, mandou-o duas vezes à lona e venceu incontestavelmente por pontos em quinze assaltos”.

Em seu retorno ao país Oliveira teve desfile em carro de bombeiros acompanhado pelo eterno galo de ouro Éder Jofre. Em sua primeira defesa perdeu o cinturão do Conselho Mundial de Boxe, mas isso não diminui seu feito, afinal quantos campeões mundiais de garra e brasileiros você conhece?

Colaborou: Matheus Trunk