domingo, 27 de junho de 2010

Julio Cesar Chavez Jr. sai da sombra do lendário pai

John Duddy (esq.) e Julio Cesar Chavez Jr. (dir.) / Robert Hughes - Fightwireimages.com


Julio Cesar Chavez Jr. (41-0-1, 30 KO's) finalmente consegue sair da sobra de seu pai, o lendário Julio Cesar Chavez, ao bater o irlandês John Duddy (29-2-0, 18 KO's) por decisão unânime em 12 rounds de um combate válido pelo cinturão de prata dos médios do Conselho Mundial de Boxe (CMB) em frente a 10 mil fãs no sábado na cidade de San Antonio, Texas, E.U.A. A organização do evento foi da Top Rank de Bob Arum.

O europeu levou o mexicano até o seu limite e este por sua vez conseguiu finalmente sair da sombra do pai aos 24 anos em uma carreira de 8 anos. As plaquetas apontaram 120-108, 116-112 e 117-111. Os hooks e jabs de Chavez foram mais precisos.

“Eu balancei ele no 3° round com um soco forte e ele se machucou, mas voltou lutando firme, um sinal de um bom lutador”, declarou Duddy, enquanto fala do embate o empresário Bob Arum da Top Rank que organizou a rodada passou pelo irlandês que complementou: “... Bob, eu queria pelo menos ter lhe dado uma luta melhor”.

Chavez Jr vem de uma suspensão de 7 meses após um combate de 10 rounds contra Troy Rowlands no qual foi pego pelo antidoping por usar um diurético – substância ilegal que auxilia na perca de peso –.

Para esse combate contou com Freddie Roach como técnico que também tutora o campeão meio-médio da Organização Mundial de Boxe Manny Pacquiao das Filipinas – considerado o melhor do mundo na atualidade – e Amir Khan campeão da Associação Mundial de Boxe dos superleves.

O comentarista especial para os assinantes de Pay-Per-View americanos foi o pai do vencedor, o lendário Julio Cesar Chavez que em 1993 empatou na mesma arena com Pernell Whitaker. Jr. assimiu ser um orgulho para ele lutar no mesmo local.

Ao final da apresentação Arum expressou seu interesse em ver JC Jr. contra o porto-riquenho Miguel Cotto que vem de uma vitória sobre o israelense Yuri Foreman pela qual faturou o título dos meio-médio ligeiros da AMB.

Na principal preliminar outro mexicano de prestígio mundial esteve presente, mas desta vez no ringue. Marco Antonio Barrera superou o aguerrido Adaílton de Jesus, o Precipício, por decisão unânime.


Julio Cesar Chavez Jr. - Robert Hughes


John Duddy / Robert Hughes


Julio Cesar Chavez Sr. e Julio Cesar Chavez Jr. / Divulgação - Arquivo