sábado, 24 de julho de 2010

O grande vacilo do "diplomata" Stallone

O "diplomata" Sylvester Stallone / Divulgação


Sylvester Stallone teve sua película Rocky (1976) premiada com o Oscar de melhor filme e melhor direção para G. Avidsen, além do próprio ter sido indicado como melhor ator, Talia Shire como melhor atriz e Burt Young como melhor coadjuvante. Desde então a carreira de alguém que fora anunciado como o próximo Al Pacino, o futuro Marlon Brando e substituto de Robert DeNiro ficou na mediocridade e muitas vezes abaixo dela.

Ontem, o ator e diretor proferiu ofensas ao Brasil, país onde gravou seu novo filme de ação-testosterona Os Mercenários (2010). Zombou dos hábitos locais e da hospitalidade do povo além de fazer chacota do símbolo do B.O.P.E - neste ponto acertou, uma caveira cercada por armas não é algo que transmita proteção e sim a ideia de morte -. Também afirmou ter sentindo uma enorme falta de segurança.

Sua atitude pesa muito, principalmente pela imagem que fez ao longo de sua carreira. Em quantos filmes interpretou o vilão? Muitos o vêem como o eterno Rocky Balboa, em sua chegada ao Rio populares gritavam o nome do carismático pugilista, personagem de origem humilde assim como os brasileiros alvos de chacota pelo ator que o interpreta. Stallone é outro com origem pobre, mas parece que a combinação de sucessos de bilheterias e holofotes afetaram sua cabeça.

Em sua carreira, apenas 4 filmes se destacam: Copland (1997) no qual engordou para o papel de um xerife de interior e atuou com DeNiro e Harvey Keitel – trabalhou bem, mas não levou nada do aprendizado para outros projetos –, Rocky (1976), Rambo (1982) e Rocky Balboa (2006), o resto não passam de filmes B de qualidade questionável. Sendo que as séries Rocky e Rambo tem seu sucesso devido aos protagonistas e não à trama ou até mesmo efeitos especiais.

O primeiro capítulo de Rocky realmente foi muito bom, mostrou ao mundo um pugilista diferente da imagem de poderosos cultivada por esses atletas. O rapaz ignorante de origem humilde não leva jeito com as mulheres, não tem perspectiva de vida e tem medo. Seu único sonho não é ser alguém na vida, mas deixar de ser um zé ninguém.

Porém, Stallone ao invés de deixar a obra intacta decidiu faturar em cima de sequências cada vez mais mirabolantes e um azarão sem rumo se tornou em um super-herói sem limitações. As continuações vinham sempre quando o ator estava em baixa.

O soldado John Rambo no livro original de David Morrell é uma crítica dura ao império da guerra americano pronto para ceifar sua juventude visando o domínio de outras nações e o lucro da indústria armamentista. No final, o ex-combatente do Vietnã é morto por seu coronel.

Para o papel do coronel estava cotado Kirk Douglas, mas este ao saber que no final do filme Rambo não seria morto conforme pedidos de Stallone – sempre mexendo em roteiros para colocar seu papel como o grande herói – decidiu se afastar da produção.

O primeiro da série teve apenas uma morte, e ainda foi de forma acidental. Ao final o veterano de guerra chora horrorizado ao ver no que sua vida se tornou e ver que não tem mais espaço em seu país. Nos próximos Stallone monopolizou tudo e uma crítica a guerra se tornou um banho de sangue regada por diálogos clichês.

Rambo III (1988) e Rocky IV (1985) parecem desenhos animados para promover os EUA e praticamente são peças publicitárias. Foram premiados pelo presidente Ronald Reagan do Partido Republicano, ex-cowboy de Hollywood dono de políticas beligerantes.

Sylvester poderia ter escolhido ser um ator trabalhando em Hollywood como Al Pacino e Denzel Washington – claro com talento limitado –, mas decidiu por ser apenas mais uma estrela excêntrica. Seu crepúsculo de certa forma encontra paralelo com Mel Gibson, herói das séries Mad Max e Máquina Mortífera envolto em escândalos machistas e racistas.

E vale lembrar que essa não é a última investida do ator-"diplomata", há um projeto seu em desenvolvimento para levar a vida do escritor americano Edgar Allan Poe aos cinemas. Talvez neste momento reencontre o lado artista que deixa coberto por seus personagens musculosos.

-------------------------------------------------------------------------------------

Não vou negar, assisti sim muitos filmes deste ator, é entretenimento, mas comparado com a atuação que apresentou no primeiro Rocky, poderia ter evoluído muito mais, porém preferiu o dinheiro.