domingo, 29 de agosto de 2010

James Toney é dominado no MMA por Randy Couture

Randy Couture (montado) e James Toney (solo) - 29/08/2010 / Associated Press

O ex-campeão mundial de boxe James Toney, 41, foi finalizado em sua estreia no MMA (atual vale-tudo) pelo ex-campeão do Ultimate Fighting Championship (UFC) dos meio-pesados e pesados Randy Couture, 47, com um katagatame (estrangulamento) na noite de ontem no evento UFC 118.

Toney que nos tablados foi campeão dos médios, supermédios, cruzadores e pesados não conseguiu exibir sua nobre arte e foi dominado pelo veterano da jaula. O pugilista americano foi eleito pela revista especializada Ring Magazine lutador dos anos de 1991 e 2003.

Faltou ao boxeador maior trabalho de solo com aulas de luta romana e jiu-jítsu, pois como visto, se não acerta e nocauteia no começo fica a mercê do adversário. É arrogante achar que num esporte híbrido, apenas um ano de treino basta para superar um ex-campeão.

O vale-tudo pode não render bolsas maiores que o boxe, fator que com anos pode ser superado, mas a foto acima simboliza a popularidade que alcançou sobre a nobre arte. O boxe conviverá com esse “primo”, mas carece de ídolos e principalmente de dirigentes descentes que são a pior doença do esporte.