domingo, 17 de outubro de 2010

Briggs aguenta até o final com Vitali Klitschko

Shannon Briggs e Vitali Klitschko - Axel Heimken AP Photo

O veterano pugilista americano Shannon Briggs (51-6-1, 45 KO's) desafiou e perdeu por decisão unânime neste sábado para o campeão dos pesados do Conselho Mundial de Boxe, Vitali Klitschko (41-2-0, 38 KO's), em Hamburgo na Alemanha. A luta foi transmitida aqui pela ESPN Brasil.

O experiente ucraniano de 39 anos – 1 mais velho que o americano – mostrou superioridade no ringue, mesmo aplicando apenas um golpe que é sua direita, a qual o desafiante diminuia o impacto ao deslocar o pescoço quando arrematado por ela. Em alguns momentos ambos trabalharam na linha de cinturão.

Klitschko tem um repertório limitado, mas seus 2,02m e alta envergadura fazem com que seu punho se choque contra o rosto do adversário como uma marreta vindo de cima para baixo tanto que o americano sangrou na luta, além de ter sido salvo pelo gongo no 7º round.

A grande chance de Briggs estava em aplicar um nocaute logo nos rounds iniciais, pois seus problemas com asma e baixo condicionamento físico não o ajudam no decorrer do embate. A estrutura física mais densa, por outro lado, o auxília na assimilação de golpes do oponente.

Porém, o grande mérito do “Canhão” foi resistir até o último gongo e não ter sofrido uma queda, o que mostra que tem capacidade de encarar e derrotar nomes como o campeão da Associação Mundial de Boxe David Haye e o ex-campeão Nikolay Valuev.

Ao término a impressão que ficou de Vitali Klitschko é que seus movimentos estão mais lentos e a luta não foi fácil. Um pugilista mais elástico que trabalhe bem com pêndulos, mantenha boa esquiva e guarda dará trabalho e pode até derrotá-lo. Mas, infelizmente o pêndulo parece uma faculdade perdida na “evolução” do boxeador.