terça-feira, 5 de outubro de 2010

Mike Tyson, Julio César Chávez e Kostya Tszyu candidatos ao Hall da Fama

Mike Tyson / Divulgação


Os pugilistas Mike Tyson dos E.U.A, Julio Cesar Chavez do México e Kostya Tszyu da Austrália são candidatos pela primeira vez para o Hall da Fama Internacional do Boxe (International Boxing Hall of Fame). 

Mike Tyson que se aposentou com 50 vitórias, 44 nocautes e 6 derrotas foi um dos homens mais temidos nos ringues tanto que seu apelido era “O Homem Mais Malvado do Mundo”, é o campeão mundial mais jovem da história tendo conquistado o título com um nocaute em 1986 sobre Trevor Berbick aos 20 anos. Depois unificou 3 dos 4 principais títulos e esteve no trono de 4 anos.

Devastou nomes lendários como Larry Holmes e Michael Spinks, mas perdeu a coroa para o então desconhecido Buster Douglas. Nunca mais se recuperou e é lembrado por ter mordido a orelha de Evander Holyfield em uma revanche da qual foi derrotado no primeiro encontro.

Sua vida fora dos ringues também foi tumultuada, acusado de agressão doméstica contra a ex-esposa Robin Givens foi preso por estupro de Desiree Washington – em um caso muito contestado por advogados e imprensa – no início dos anos 90.

Tyson é um fenômeno midiático se tornando mais querido e popular que os campeões vigentes e tem participado de filmes e outros produtos de entretenimento. Atualmente se livrou dos vícios em drogas e mantém uma vida mais regrada e pacífica, longe do empresário-parasita Don King.

Com 107 vitórias, 86 nocautes, 6 derrotas e 2 empates, o mexicano Julio Cesar Chavez deixou os ringues como o maior lutador mexicano – um país de rica tradição no esporte – e um dos maiores de todos os tempos.

Sua carreira durou 25 anos e lhe rendeu títulos entre os super-penas, leves e super-leves. As vitórias sobre Mario Martinez, Edwin Rosario e Jose Luis Ramirez o catapultaram a fama mundial e depois ao status de lenda.

Seu ápice durou entre 1984 e 1996 quando perdeu seu título dos super-leves para o também mexicano Oscar De La Hoya. O ano de 1990 o corou como o melhor da temporada pela Ring Magazine, bíblia do boxe.

O australiano Kostya Tszyu terminou sua trajetória nos ringues com 31 vitórias, 25 nocautes e 2 derrotas. Nascido na Rússia se mudou para a Austrália com uma bem sucedida carreira entre os amadores. Para obter o cinturão superleve da Federação Internacional de Boxe em 1995 bateu Jake Rodriguez. Defendeu sua coroa cinco vezes até perdê-la por nocaute para Vince Phillips.

O segundo reinado, no qual se consagrou e faturou três cinturões para se tornar campeão unificado, foi em 1999 quando bateu Miguel Angel Gonzalez, Julio César Chávez – não mais em seu primor –, Sharmba Mitchell e Zab Judah.

Sua saga foi terminada em um encontro com o britânico Ricky Hatton em 2005. Apesar de não ter anunciado sua aposentadoria não luta desde então. Para ser candidato o pugilista deve estar aposentado há pelo menos 5 anos.

Julio César Chávez Sr. / Divulgação