domingo, 7 de novembro de 2010

Zab Judah vence Mathysse no aperto

Zab Judah / Ben Solomon - The Star-Ledger

O americano Zab Judah (40-6-0, 27 KO's) ganhou no aperto neste sábado em Nova Jérsei do argentino Lucas Martín Matthysse (27-1-0, 25 KO's) mesmo após ir à lona. A vitória veio por decisão dividida dos árbitros, dois viram 114-113 para o ex-campeão mundial e um apontou 114-113 para o latino.

“Ele é um lutador forte, segui jabeando e foi isso que me ajudou a chegar no final. Nunca mais irei a lona, nunca mais”, declarou o combalido Judah que esteve bem no combate até que Matthysse soltasse um combo e o mandasse para a lona no 10° round, o que soou o sinal de alerta vermelho.

No 11° e 12° assalto, o americano sobreviveu e parecia mais um prisioneiro de guerra nos punhos do portenho que para sua infelicidade não conseguia desferir o golpe de misericórdia. A plateia vaiou o resultado.

Mathysse foi erguido sobre os ombros de seus companheiros e teve suas mãos levantadas além do apoio da audiência. “Zab nunca me machucou, eu lutei na minha estratégia e fiz pressão o tempo todo além de superá-lo nos rounds decisivos. O que mais querem?”, argumenta o argentino. “Está claro que venci, mas esse resultado se deve por lutarmos no quintal dele”.

É a 4ª vitória seguida de Judah desde sua derrota para o ganense Joshua Clottey pelo título dos meio-médios (76,2 kg) da Federação Internacional de Boxe. Com a apresentação sobre o latino conseguiu a oportunidade de enfrentar o sul-africano Kaiser Mabuza – que vem de uma vitória sobre Kendal Holt – pelo cinturão médio-júnior (63,5 kg) abdicado por Devon Alexander.

“Tenho muito respeito por ele (Mathysse) como lutador. Sabia que seria duro seguir em frente, mas não esperava que batesse tão pesado”, afirmou Judah.

Guerrero estraçalha Escobedo que depois da luta se prepara para o altar


Robert Guerrero com seus antigos cinturões / Divulgação

Na preliminar o ex-campeão em duas divisões Robert Guerrero (28-1-1, 18 KO's) estraçalhou Vicente Escobedo (22-3-0, 14 KO's) em uma vitória por decisão unânime na categoria dos leves (61,2 kg).

Guerrero fez a 2ª luta após abdicar do seu título dos super-penas (59 kg) para cuidar da saúde de sua esposa Casey diagnosticada com Leucemia ano passado. A Sra. Guerrero tem respondido bem ao tratamento e aplaudiu o marido na arquibancada.

Robert Guerrero colocou o oponente na lona no 3° e 6° giros. Escobedo sofreu um corte na parte superior da cabeça após um choque acidental com o adversário logo no 1° round e sofreu outros cortes – não acidentais – durante o combate que seu calção vermelho e branco ficou praticamente todo vermelho sangue.

“Me sinto ótimo, mas péssimo pelo corte que sofreu, afinal somos amigos”. A noite não terminou tão mal para Escobedo que pediu sua esposa Valerie Zarate em casamento e ela aceitou. Emocionado declarou: “foi uma derrota, mas ergui minha cabeça e a pedi em casamento”.